Topo

Bala na Cesta

Troca que levou Ibaka ao Orlando foi a surpresa da noite do Draft da NBA

Fábio Balassiano

24/06/2016 06h59

ben1Foi aquela noite agitada de sempre. Sessenta escolhas para times da NBA no Draft realizado ontem, com Ben Simmons (Sixers – na foto), Brandon Ingram (Lakers), Jaylen Brown (Celtics) nas três primeiras posições, e um punhado de negociações (10 não nascidos nos Estados Unidos entre os 16 primeiros aliás, coisa impressionante). O Minnesota tentou loucamente enviar o seu quinto pick para o Chicago Bulls por Jimmy Butler, mas (até agora) nada feito. O Utah, por sua vez, recebeu o armador George Hill e enviou o pick 12 (o ala-pivô Taurean Prince) ao Atlanta, que repassou Jeff Teague ao Pacers.

ibaka1O maior movimento, mesmo, veio com a troca que levou o ala-pivô congo-ibérico Serge Ibaka ao Orlando Magic (notícia divulgada em primeira mão pelo Woj, que novamente saiu na frente de todos em quase todas as informações de ontem). Indo para o seu último ano de contrato, Ibaka foi trocado pelo Oklahoma City Thunder, que recebeu o calouro Domantas Sabonis (sim, ele mesmo, o ala-pivô que teve 17 pontos e 11 rebotes de média na temporada passada por Gonzaga é filho do lendário pivô Arvydas Sabonis) e os alas Victor Oladipo e Ersan Ilyasova (o OKC tem a opção de ficar ou não com o turco).

gordon1Em primeiro lugar, não deu pra entender o movimento do Orlando Magic. O time, agora, tem novo técnico (o excepcional Frank Vogel, vindo do Indiana Pacers) e poderia abrir espaço para Aaron Gordon (foto) se desenvolver na ala, algo que não tinha acontecido com Scott Skiles. Ainda teria Sabonis, ótimo projeto de jogador (ainda muito cru, mas com bastante potencial) e a chance de, enfim, fazer dar certo o duo envolvendo Victor Oladipo e Elfrid Payton. O que fez o Magic? Despachou Oladipo e Sabonis ao OKC, pegou o contrato expirante de Ibaka, que poderá sair ao final da temporada 2016/2017 e é o cara que será o dono da posição 4 – a mesma de Gordon. Ibaka é excelente, muito bom mesmo. Todos falam de seu comprometimento, de seu ótimo profissionalismo, mas para um time em reconstrução perder duas peças jovens por alguém que pode ficar por lá por apenas um campeonato me parece arriscado demais.

sabonis1Do lado do OKC a troca faz sentido, mas precisa ser analisada com frieza. Pelo lado positivo temos: Dion Waiters, reserva do perímetro, pode sair neste mercado caso não aceite a proposta da franquia. Victor Oladipo, portanto, seria um bom substituto (caso Billy Donovan mantenha Andre Roberson de titular na posição 2). Domantas Sabonis (foto) é uma (de novo) ótima promessa e com a evolução de Enes Kanter (sobretudo na defesa) e Steven Adams no garrafão (este deve receber uma bolada de dinheiro caso continue evoluindo ao fim do seu primeiro contrato, em 2016/2017, aliás) foi possível se desfazer de Ibaka sem tantos problemas. Como curiosidade, vale dizer que com Sabonis (Lituânia), Kanter (Turquia), Adams (Nova Zelândia) e Ilyasova (Turquia) o Thunder terá um garrafão 100% internacional pra próxima temporada.

okc2Pelo lado negativo, essa notícia da troca de Serge Ibaka pode influenciar decisivamente na vida de Kevin Durant. Agente-livre, Durant sempre elogiou a Victor Oladipo, que agora chega para reforçar o Thunder. O problema, para o OKC, é que KD adora desde muito tempo a Ibaka, com quem, ao lado de Russell Westbrook, forma o núcleo do Oklahoma desde 2010. Os três cresceram juntos na liga, evoluíram, perderam, ganharam e criaram fortes relações não só profissionais. Pelo que a imprensa americana disse, o camisa 35 não foi consultado sobre a troca de ontem envolvendo Ibaka e Oladipo.

okc3Para sabermos se realmente a troca que levou Oladipo, Ilyasova e Sabonis (estes, dois alas-pivôs que sabem arremessar de fora – a nova grande tendência da NBA aliás…) deu certo para o Thunder temos que esperar um pouco mais. Se Kevin Durant renovar por longo tempo, o OKC se deu muito bem. Se da foto ao lado só restar Russell Westbrook após o mercado de agentes-livres, é melhor o GM Sam Presti colocar as barbas de molho. Não só porque terá perdido Durant (o Knicks, agora com Derrick Rose, tema de post no blog na próxima semana, virá babando em cima do cara…), mas sobretudo porque poderá, também, se ver sem Westbrook, que pode sair na janela de 2017.

Esperemos um pouco mais. A tacada do Orlando foi muito ruim. A do Thunder até ontem parece ter sido muito boa. Em uma ou duas semanas ela poderá parecer trágica.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.