Topo

Bala na Cesta

Cavs vence o Warriors, empata a série e decisão da NBA vai pro jogo 7

Fábio Balassiano

17/06/2016 00h42

lebron1Encarado como o maior evento esportivo da história da cidade de Cleveland, o jogo 6 da final da NBA foi todo dos donos da casa. LeBron James (MONSTRUOSO com 41 pontos, 11 rebotes, 8 assistências, 4 roubos e 3 tocos), Kyrie Irving (23 pontos), Tristan Thompson (sensacional com 15 pontos e 16 rebotes) e companhia fizeram o que precisava ser feito em cima do Golden State Warriors, venceram por 115-101 (outro jogo com 10+ de diferença), empataram a decisão em 3-3 e forçaram o jogo 7 (domingo, 21h, em Oakland, Califórnia).

Na história da liga, em 18 ocasiões o campeonato foi decidido no sétimo duelo, e apenas três ocasiões o time visitante ficou com o título (a última vez em 1978, com o Washington batendo o Sonics em Seattle). Nunca, aliás, um time saiu de 1-3 em final para ser campeão com 4-3. Mesmo assim, o Cavs já tem um mérito: apenas o Los Angeles Lakers de 66 e o New York Knicks de 1951 saíram de 1-3 para empatar em 3-3 e forçar o sétimo jogo. Ambos, porém, perderam para Boston Celtics e Rochester Royals

irving2O jogo 6 começou como o 5 terminou. Com Kyrie Irving (7 pontos no período) e LeBron James (9) dominantes, mas dessa vez não só isso. Com intensidade acima do normal, Tristan Thompson estava incrível nos rebotes (9 em 12 minutos), e Richard Jefferson (3), JR Smith (3) e Mo Williams (2) também contribuíam. Com Steph Curry sendo atacado o tempo inteiro (mérito de Tyronn Lue por exigir isso de seus atletas) e logo pendurado com faltas (2 logo de cara), o Warriors não conseguia sair das armadilhas do Cleveland, que fez um primeiro período brilhante. Anotou 31 pontos, relegou o melhor ataque da NBA a apenas 11 e colocou, logo de cara, 20 pontos de diferença.

curry20No quarto seguinte o Golden State melhorou muito. Com uma formação que tinha Curry (bateu o recorde de três pontos em finais da NBA – ao todo já tem 28), Leandrinho, Klay Thompson, Andre Iguodala e Draymond Green foram nove pontos seguidos, quatro bolas de três do magriça Curry, a redução do déficit para 8 pontos e momentos de terror para a torcida do Cleveland. O Cavs, porém, conseguiu segurar a onda, manteve a compostura, voltou a abrir diferença e foi para o intervalo vencendo por 59-43 (Curry já tinha três faltas). Naquela altura dos acontecimentos, por incrível que pareça o déficit do time de Steve Kerr (chutou 5/21 de fora) nem era tanto assim em comparação ao domínio do Cavs (bem imenso desde o bola ao alto inicial).

lebron20No segundo tempo, o Golden State voltou melhor na defesa, fez 28-21 e deixou um suspense no ar para o último período (80-71 pró-Cavs após 36 minutos).

No quarto período do derradeiro jogo do Cleveland em casa na temporada o nome mesmo foi LeBron James (de novo com 40 pontos em um jogo de final!). Ele fez 16 pontos seguidos para o Cavs, deu um toco impressionante em Steph Curry, que logo depois seria expulso ao reclamar de forma veemente da arbitragem, colocou a diferença na casa dos 15 pontos e mandou um aviso – que a final seria decidida mesmo no sétimo jogo em Oakland. No final, vitória justíssima do Cavs por 115-101 e só saberemos o campeão da NBA no domingo ali pelas 23h30.

Viu o jogo? Que partida incrível do Cleveland, hein! Comente aí!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.