Topo

Bala na Cesta

Encontro marcado: Flamengo e Vasco se enfrentarão em Setembro pelo Estadual

Fábio Balassiano

14/06/2016 12h00

machado2Pouca gente notou, mas a temporada 2015/2016 do basquete masculino brasileiro adulto fez, nas suas duas principais competições de clubes, algo raríssimo: dois campeões do mesmo Estado, o Rio de Janeiro.

Melhor time do país há anos, o Flamengo sagrou-se pentacampeão do NBB ao vencer Bauru no sábado. Um dia antes em Campo Mourão (PR) o Vasco, que retomou as atividades de seu time profissional no final de 2015, ganhou a Liga Ouro, garantindo na quadra (como deve ser sempre!) o acesso ao NBB na temporada 2016/2017.

vasco1E o primeiro encontro oficial entre os rivais já está agendado. Será no Estadual do Rio de Janeiro, que promete ser um dos mais agitados dos últimos anos. Com cinco equipes já confirmadas (jogarão Flamengo, Vasco e Macaé, que disputarão o próximo NBB, além de Botafogo, que estará disputando a próxima fase da Supercopa Brasil, competição que dá acesso a Liga Ouro, e Angra dos Reis, tradicional time que retoma suas atividades), rubro-negros e cruzmaltinos medirão forças em setembro, mês seguinte às Olimpíadas. No mês seguinte, em outubro, às duas equipes voltam a se enfrentar no returno da competição. O clube da Gávea, aliás, venceu as 12 últimas edições e busca o 13º título regional consecutivo.

oscar1A dúvida maior, neste momento, é o local da partida. Conversei ontem com Álvaro Almeida, presidente da Federação Carioca que está animado com a retomada de um bom produto no cenário regional (há inclusive interesse da TV exibir a competição) e de uma rivalidade que lotava ginásios no final da década de 90 e começo dos anos 2000, e o Tijuca já está oficialmente descartado (não oferece condições de segurança para um jogo deste tamanho e com duas torcidas cujas relações não são nada amistosas).

Na cidade pós-olímpica não faltarão ginásios para abrigar o clássico (HSBC Arena, Arena Carioca I, a do basquete na Olimpíada, ou Maracanãzinho, o preferido devido a acesso fácil e tradição na modalidade), mas até o momento não há certeza sobre o local do jogo. A decisão deve ser tomada em conjunto entre Federação e clubes até o final de julho.

nene1O único fato concreto que temos é que o Estadual do Rio de Janeiro contará com três times de camisa, três representantes no próximo NBB, os dois campeões de torneios nacionais do Brasil e que o Flamengo x Vasco desta nova Era já está agendado para o mês de setembro.

Para quem até pouco tempo atrás via a competição murcha, com três times apenas e quase nenhum atrativo, não deixa de ser uma notícia pra lá de animadora.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.