Topo

Bala na Cesta

Em imprevisível jogo 5, Flamengo e Bauru decidem NBB neste sábado

Fábio Balassiano

10/06/2016 01h00

nbb1Deste sábado não passa. A partir das 14h (Rede TV e Sportv exibem), Flamengo e Bauru decidem o NBB8 amanhã na Arena Carioca 2 (os 8 mil ingressos já estão esgotados) com expectativa de termos um jogo pra lá de sensacional.

Em uma série com domínio claro dos times vencedores em cada uma das quatro partidas (embora Bauru possa lamentar que mesmo dominado no terceiro duelo poderia ter vencido…), temos de um lado o rubro-negro, que tenta o quarto título consecutivo e o quinto da história (jamais perdeu uma final jogando em casa e desde que o técnico José Neto chegou, quatro anos atrás, venceu todos os NBB's com o técnico e com o núcleo formado por Marquinhos, Olivinha, Gegê e Marcelinho Machado). Do outro os bauruenses, que brigam simplesmente pelo inédito título para a equipe.

mark1Pro Flamengo, de cara há uma estatística que joga a seu favor: neste NBB o time ainda não perdeu duas seguidas. Se mantiver o retrospecto, será o campeão. Dentro de quadra, porém, isso não vale muita coisa e o time de José Neto precisa defender muito melhor as bolas de três pontos de Bauru. Os 37% (14/37) do jogo 4 são um percentual altíssimo para um time que tem Jefferson William e Robert Day. Outro ponto (insisto nisso) importante para o Flamengo é deixar Marquinhos ser mais dominante com a bola nas mãos. De novo no jogo 4 aconteceu do camisa 11, o melhor jogador do país há anos, ficar muito longe de ser envolvido nas ações ofensivas (só era acionado em jogadas de um-contra-um). Alex Garcia, que o marcou, fez apenas duas faltas e ainda teve fôlego para anotar 14 pontos e 10 assistências.

jeff50Para Bauru, vale dizer que o time jogou muito bem esta série a partir do jogo 2 e conta com um jogador que tem feito a diferença neste playoff. Jefferson William está com a média de 16,7 pontos (melhor média de sua carreira na pós-temporada e 25% maior em relação a sua temporada regular), 6,9 rebotes e surreais 50% nas bolas de três pontos. Sempre gostei do jogo dele, e agora aos 33 anos ele está mais maduro e letal nos arremessos do que nunca (com a chegada de Demétrius melhorou inclusive a sua defesa). Jefferson é um ala-pivô que abre para chutar e que ajuda Rafael Hettsheimeir nos rebotes.

hetts5Para os bauruenses, apenas o retrospecto não é uma coisa bacana de se olhar antes de entrar em quadra neste sábado: na história do NBB nunca um visitante venceu um jogo 5 fora de casa em decisões (duas oportunidades). Em 2008/2009, o Flamengo fez 76-68 em Brasília jogando no Rio de Janeiro. No ano seguinte, Brasília 76-74 no Flamengo em Anápolis (mando de campo dos brasilienses). Em jogo único, Brasília venceu São José dos Campos em Mogi (São José tinha mando de quadra) por 78-62 em 2011, no caso até então solitário de uma equipe ganhando o NBB longe de casa.

fla7Mantenho minha opinião que houve interferência da arbitragem no jogo 3 no RJ, conforme coloquei no Facebook. Isso não significa que Bauru ganharia ou que a vitória não ficaria mesmo com o Flamengo. E que fique claro: não houve má fé alguma, mas sim grave erro de uma arbitragem que é quase sempre péssima pros 2 lados. Analisando de forma fria, no final das contas a final do NBB está indo pro 5º jogo com os 2 times ganhando os jogos que dominaram de forma ampla, clara e sem contestação. Fla no jogo 1 e em 80% do jogo 3. Bauru nos jogos 2 e 4. Justo que decidam NA QUADRA no jogo 5. Por fim: NINGUÉM pode tirar a legitimidade do título , seja pra que lado ele (o título) caia no sábado que vem. Obviamente este playoff final deverá ser contado eternamente com os detalhes que estamos vendo, mas o campeão que levantar o troféu no próximo sábado na arena carioca 2 será um campeão 100% legítimo. Tão simples quanto isso.

Do meu canto, torço fortemente para que, ao contrário dos dois últimos duelos, não tenhamos confusão na quadra (seja com arbitragem ou com membros das duas equipes), mas sim um espetáculo maravilhoso. E você, espera o quê no jogo 5 deste sábado? Comente aí!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.