Topo

Bala na Cesta

Warriors dá show, surra o Cavs, abre 2-0 e se aproxima do bi na NBA

Fábio Balassiano

05/06/2016 23h29

green1O Cleveland começou o jogo dando a impressão que a história seria diferente da primeira partida das finais da NBA. A marcação (de novo dobrada em Klay Thompson e Steph Curry) dava certo, o ataque até que fluía e o Golden State viu o rival vencer o primeiro período por 21-19. Foi só impressão.

Dali em diante o que se viu foi uma surra do Warriors, que teve paciência para rodar a bola e encontrar sempre um arremessador livre para punir as dobras do Cleveland. O Golden State fez 33-23, 30-18 e 28-15 nos três períodos seguintes para vencer a partida por 110-77, abrindo 2-0 na decisão e se aproximando cada vez mais do bicampeonato da liga.

barbosa1Atônito, o Cleveland, que perdeu Kevin Love (levou uma pancada não proposital na cabeça de Harrison Barnes), não conseguiu reagir. Do outro lado, Draymond Green teve atuação esplêndida com 28 pontos e foi o melhor em quadra. Não menos brilhante, Leandrinho saiu do banco, acertou quase tudo (5/7) e terminou com 10 pontos (somara 11 no primeiro duelo e tem sido uma arma letal do time de Steve Kerr). O jogo 3 será em Ohio na quarta-feira às 22h.

Como detalhe, vale dizer o seguinte: esta foi a sétima vitória seguida do Warriors contra o Cleveland Cavs (três nas finais de 2015, as duas na temporada regular deste campeonato e as duas desta decisão). E não foram apenas vitórias, mas sim surras, como demonstra a média de diferença de pontos de 18,5.

lebron1No mais, vale dizer o seguinte. LeBron James teve a sua primeira partida em 35 jogos de final da NBA sem pontuar em primeiros períodos. Kyrie Irving (5/14 e 3 desperdícios) continua sem saber muito bem o que fazer para adequar o seu jogo de incrível técnica contra uma defesa que não parece, mas é física pra caramba perto da tabela (com ele em quadra o Cavs tem saldo negativo de 42 contra o Warriors nesta temporada). Andre Iguodala segue fenomenal (7 pontos e 5 rebotes apenas, mas incrível marcação em cima de LeBron e Irving em vários momentos da partida). JR Smith continua tenebroso em finais de NBA (2/6 nesta noite). Contratado como a sétima maravilha do mundo, Channing Frye segue sem acertar arremesso nesta decisão. Klay Thompson e Steph Curry somaram 35 pontos em 55 minutos (os dois juntos não chegaram a jogar 60 minutos, hein). Nem precisaram forçar…

curry1Creio que nem precise me alongar mais. O que se viu nesta noite foi um verdadeiro espetáculo do Golden State Warriors, que soube ser paciente para sair das armadilhas do Cleveland para surrar mais uma vez o rival. O Cavs, não há a menor dúvida, está contra a parede e agora não tem a menor noção do que fazer para virar a série (ninguém tem, na verdade). Pode ser que a situação mude, que o jogo vire, que tudo se modifique, mas a pergunta agora é: quando o GSW comemorará o seu segundo título consecutivo?

Viu o jogo? Surpreso com outra surra do Warriors no Cavs? Comente aí!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.