Topo

Bala na Cesta

O curioso caso de Varejão - brasileiro pode ser campeão pelos 2 finalistas?

Fábio Balassiano

31/05/2016 11h55

andy1A história de Anderson Varejão é uma das mais incríveis desta final da NBA envolvendo Golden State e Cleveland que começa na quinta-feira. Após 12 anos de Cavs, o capixaba foi trocado para o Portland no final da janela de transferências. O Blazers não quis ficar com o brasileiro, que acabou assinando com o Warriors.  E o que deu na decisão: Cavs, seu antigo time, contra Warriors, sua atual equipe.

"Não sei como vai ser voltar a Cleveland. Com certeza vai ser uma série em que vou viver muitas emoções, emoções diferentes. Depois de tantos anos lá, onde joguei metade dessa temporada, não sei como vou me sentir, mas é inevitável passar por isso. Não sei como a torcida vai me receber, como vai reagir, tenho que me preparar para tudo isso, porque vai ser muito forte", disse através de sua assessoria.

andy2A grande dúvida de todos é se Anderson Varejão, o primeiro brasileiro a ganhar as duas conferências da liga (Leste e Oeste) e o único a chegar a três finais (2007, 2015 e 2016), receberia o famoso anel de campeão do Cleveland. Em primeiro lugar, temos o seguinte: este caso é INÉDITO. Nunca na história de mais de 50 anos da NBA um atleta saiu de um time que se tornaria finalista para ir jogar em outro, que também se tornaria finalista. Nunca mesmo. Portanto estamos diante de algo inédito. Aí fui consultar e temos a informação oficial e importante vinda da própria liga norte-americana:

a) Se ganhar, ele é obviamente campeão pelo Golden State Warriors (darrrr, todo mundo sabe disso);

b) Caso o Cavs ganhe, a informação OFICIAL é: "Cabe a franquia (Cavs) decidir sobre o anel de campeão. A franquia é que escolhe o que fazer em relação a jogadores, técnicos e principalmente ex-jogadores que participaram da campanha".

varejao1Portanto, caso o Cleveland ganhe, quem escolhe se Anderson merece o anel com o time é a própria franquia Cavs. Para ela, em minha singela opinião, não há motivo algum para não retribuir tudo aquilo que o ala-pivô fez pelo time por mais de uma década.

A grande questão que fica é mesmo em relação a cabeça do brasileiro: como Varejão fica nessa história toda? Ele deveria aceitar o anel do time que, em teoria, poderá vencer o seu atual na decisão? Não ficaria chato com a franquia Warriors e a torcida de Oakland? Ou não tem nada a ver?

Sinceramente não sei responder. O que vocês acham? Varejão

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.