Topo

Bala na Cesta

Pra transformar final do Leste em duelo, Toronto precisa vencer Cavs hoje

Fábio Balassiano

23/05/2016 13h00

Bismack BiyomboO Toronto sabia que se não vencesse o Cleveland em casa no sábado daria adeus à temporada 2015/2016 da NBA. Estava 2-0 pros Cavs, o domínio nos dois primeiros jogos estiveram no nível absurdo que a gente viu e a equipe precisava dar uma resposta mais do que a sua torcida e a crítica especializada. Precisava, mesmo, apresentar o bom basquete que vimos na fase regular e provar que, sim, a equipe que ficou na vice-liderança do Leste ainda está ali. E assim foi feito.

biyombo1O monstruoso Bismack Biyombo apanhou 26 rebotes (maior marca em uma final de conferência desde 1994) e ainda deu quatro tocos (que cavalo físico esse cara, hein!), DeMar DeRozan contribuiu com 32 pontos, 4 assistências e 5 rebotes  e Kyle Lowry saiu-se com 20 pontos e 3 assistências. A vitória convincente por 99-84 veio (primeira derrota do Cleveland na pós-temporada), a vantagem do Cavs, que viu Kyrie Irving (3/19) sair machucado, diminuiu para 2-1 e agora tem no jogo 4 desta noite (21h30, com ESPN) a chance de transformar um confronto que parecia fadado a ser sonolento em um duelo disputado no mínimo até seis partidas.

biyombo2Para isso o Toronto precisará manter a defesa fortíssima que aplicou em Irving e Kevin Love (1/9), errar pouco como no sábado (9 vezes) e contar Lowry, DeRozan e Bismack Biyombo inspirados (imaginem se Jonas Valanciunas, o pivô lituano excepcional, estivesse longe da lesão pra revezar com Biyombo…) para novamente bater o Cleveland.

Para vocês terem uma ideia, Biyombo teve 8 rebotes ofensivos no sábado. O Cavs inteiro, o mesmo número. Ou seja: o congolês forneceu a seu time oito oportunidades novas de ataque através de seus imensos braços e de seu potencial físico descomunal. Tristan Thompson, pivô titular da franquia de Ohio, é novo, forte e com ótimo posicionamento, mas vai precisar estar muito focado para não levar outra surra nos rebotes.

raptors3Pro Cavs, pode ter sido um acidente de percurso aceitável. Deste canto, acho improvável que Kyrie Irving e Kevin Love somem 4/28 nos arremessos em jogos seguidos. O que não quer dizer que o Toronto não consiga ganhar do Cleveland mesmo com Irving e Love em uma noite, digamos, normal.

É o que teremos logo mais na Air Canada Centre. Se o Toronto vencer, teremos uma final do Leste aceitável e disputada no mínimo até seis jogos. Caso o Cavs vença, o duelo deve terminar mesmo no quinto jogo em Ohio na quarta-feira. Será que os Raptors mantêm o ritmo de sábado? Ou LeBron James guia seu time a terceira vitória na série? Comentem!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.