Topo

Bala na Cesta

Brasil segue vencendo no Sul-Americano feminino da Venezuela

Fábio Balassiano

22/05/2016 16h21

iziane2Quase ninguém está acompanhando (uma pena!), mas a seleção brasileira está em Barquisimeto, na Venezuela, disputando o Sul-Americano Feminino adulto (a ESPN está exibindo). Venceu o Uruguai na 6a feira (115-42), o Chile no sábado (104-54) e agora há pouco bateu a Colômbia por 76-55 com 22 pontos de Iziane (17 na segunda etapa) em uma exibição bastante irregular (alternou momentos muito bons, como o do terceiro período, com lapsos, como o do primeiro quarto).

nadia1A verdade é que o Sul-Americano serve apenas para o técnico Antonio Carlos Barbosa dar ritmo de jogo às atletas. Mais do que isso, não. Os adversários são todos bem fraquíssimos (Argentina e Venezuela, os melhores, nunca ofereceram resistência). Tanto é assim que o nível de concentração das atletas brasileiras fica bem abaixo do que é aceitável em alguns momentos. É natural, é do ser humano isso.

izi3O Brasil tem, portanto, usado o torneio para testar ações, formações e evoluir em termos técnicos e físicos. Algumas atletas têm aproveitado para ganhar a confiança da comissão técnica, como Nádia (foto acima – 15 pontos e 11 rebotes hoje) e Kelly (14 pontos e 8 rebotes neste domingo).

O Brasil enfrenta o Paraguai na terça-feira (20h) para fechar a fase de classificação. Logo depois jogará a semifinal e provavelmente a final. Vamos tentar ver a melhora do elenco de Antonio Carlos Barbosa, mas não dá para traçar uma análise mais forte em relação a que posto este time irá postular na Olimpíada de 2016 quando os adversários deste Sul-Americano são tão fracos assim. Aguardemos os amistosos preparatórios de ótimo nível (se é que virão) ou o próprio torneio olímpico do Rio de Janeiro.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.