Topo

Bala na Cesta

Os Jogos 7 da NBA com Raptors x Pacers e Heat x Hornets - quem vence?

Fábio Balassiano

01/05/2016 06h00

wade1Hoje é o dia que todo fã de basquete ama de paixão. Não porque é domingo, mas porque teremos dois jogos 7 de playoff na NBA. E isso, sabemos, é bom demais. Às 14h (Sportv2), Miami Heat x Charlotte Hornets na Flórida. Às 21h (Sportv2 também), Toronto Raptors x Indiana Pacers no Canadá. Dois duelos pra lá de interessantes e certamente muito nervosos.

Começo falando de Miami x Charlotte. O Heat chega a esta partida com muita confiança. Muita confiança mesmo. Estava com 2-3 após vencer as 2 primeiras em casa. Perdeu as três seguintes (duas em Charlotte e uma em casa jogando muito mal). O Jogo 6 foi na casa do Hornets, que poderia avançar para a segunda rodada do playoff pela primeira vez desde 2002. A torcida local estava ensandecida na sexta-feira. E o craque maior do Heat não matava uma bola de 3 desde dezembro de 2015.

jordan1Adicione a isso tudo um torcedor de roxo xingando Dwyane Wade o jogo todo. E o que acontece? Wade respondeu com 10 pontos no último período, 1 toco providencial no minuto final (igualou Michael Jordan em tocos na pós-temporada e tornou-se líder no quesito entre armadores) e… 2 bolas de 3 nos últimos dois minutos do duelo. Não fazia desde dezembro. Fez quando precisou. O Miami venceu, empatou a série e tem a chance de fechar em casa. Como estará a cabeça do Charlotte para este domingo? Patrão Michael Jordan não ficou muito feliz com o jogo 6, não…

raptors1No Canadá, a pressão está toda com o Toronto Raptors. O time fez a melhor campanha da história da franquia, liderou junto com o Cleveland o Leste de ponta a ponta da temporada regular e tem MUITO mais elenco que o Indiana Pacers. Só que de novo não tem jogado bem em playoff. Só que de novo vê suas duas principais estrelas atuando muito abaixo do que podem em playoff. Kyle Lowry, o armador, pode até acabar com o jogo logo mais e sair como herói, mas até o momento ele é um desastre de proporções tsunâmicas nesta série (apesar dos 14,3 pontos, 31% nos arremessos e bizarros 17% nas bolas de fora). O ala DeMar DeRozan, agente-livre ao final do certame, tem 15,8 pontos, mas 32% nos arremessos de quadra e 15% nas bolas longas, perdendo alguns milhões de dólares a cada partida de pós-temporada.

george1Do outro lado estarão o bem armado Indiana Pacers, do ótimo técnico Frank Vogel, e Paul George, simplesmente o único cara entre todos que pisarão a quadra neste domingo em Toronto que pode ser chamado de craque. Levando um elenco absurdamente limitado longe, PG mostra a diferença que ter um cara extra-classe pode fazer para uma franquia da NBA.

george2Em um confronto muitas vezes mal jogado, ele destoa (positivamente falando). George tem 27,5 pontos, 45,7% nos chutes, 38,9% nas bolas de três e 4,8 assistências – todos os números citados são MAIORES que os dele na temporada regular.

Ou seja: enquanto os melhores atletas do Toronto estão baixando suas médias, o craque do Pacers eleva seu nível.

rozan1Em jogo 7 é difícil apostar no time que joga fora de casa (menos de 9% das vezes o não mandante levou). Creio, também por isso, que o Miami avance. Algo me diz, porém, que o Toronto sofrerá horrores para não ser eliminado pela terceira vez seguida no mata-mata logo na primeira rodada (e as três com mando de quadra).

O que vocês acham?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.