Topo

Bala na Cesta

Com Paula, Hortência e homenagem a Ponte Preta, o Jogo das Estrelas da LBF

Fábio Balassiano

29/04/2016 07h02

dupla1Acontecerá no próximo sábado (07/05) em Campinas, no ginásio Taquaral, o Jogo das Estrelas da Liga de Basquete Feminino às 16h. E com presenças pra lá de especiais. Além das atletas da LBF (todas as convocadas para a seleção de Antonio Carlos Barbosa estarão) e dos dois técnicos dos finalistas da competição (Lisdeivi e Antonio Carlos Vendramini), os elencos serão divididos para serem comandados por ninguém menos que Paula e Hortência, dois dos maiores ícones da modalidade no planeta em todos os tempos.

Se isso não fosse o bastante, a organização do evento (LBF e Liga Nacional de Basquete) promoverá uma homenagem ao time campeão mundial da Ponte Preta, que em 1993 venceu o Primizie Parma (ITA), por 102 a 86, tinha Paula e Hortência juntas na quadra e o comando da esplêndida Maria Helena Cardoso.

caixa3Muita gente pode (e deve) se perguntar o porquê do Jogo das Estrelas não ter sido realizado antes (como eu mesmo o fiz neste espaço) mas sim agora – com a competição já terminada e sem a presença conjunta dos rapazes do NBB. A resposta é uma só: verba. Verba e obrigação contratual (do acordo com a Caixa Econômica Federal). Antes não havia (grana). Agora que foi finalizado o acordo com o banco estatal, há – e é preciso fazer a festa anual. Tão simples quanto isso.

mariahelenaAgora é aguardar as cenas dos próximos capítulos. E falo isso porque além do Jogo das Estrelas haverá dois amistosos da seleção feminina adulta contra Cuba na mesma cidade (em 14 e 15 de maio) e que a preparação da equipe também acontecerá em Campinas entre 2 e 17 de maio.

Tentando ligar um pouco os pontos: como a tendência da LBF (assim como a do NBB) é crescer com a chegada do investimento da Caixa (e dos demais patrocinadores que por lá estão), talvez esteja pintando uma nova equipe aí – em Campinas, polo tradicional da modalidade. Quem sabe (sonho meu) até com Maria Helena Cardoso (foto), técnica histórica deste esporte, auxiliando em algo neste novo projeto.

Vamos aguardar – primeiro a festa e depois o desenvolvimento da modalidade (tão necessário, tão urgente, tão sonhado e tão cobrado neste espaço).

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.