Topo

Bala na Cesta

Sem Chris Paul/Blake Griffin, a provável eliminação e o fim deste Clippers

Fábio Balassiano

27/04/2016 12h10

Está aqui o lance que muda uma série de playoff e quem sabe a história de uma franquia:

Sim, é isso mesmo que você viu. Chris Paul, brilhante nesta temporada (como sempre aliás), machucou a mão no jogo 4 contra o Blazers, em Portland. O armador sentiu muitas dores, foi ao vestiário bastante irritado (talvez imaginando que o pior viria mesmo…), não voltou mais, viu o rival empatar o duelo em 2-2 e foi detectado que sofreu uma fratura em sua mão direita. Ato contínuo, o camisa 3 titular do Los Angeles Clippers operou na manhã de terça-feira e ficará de fora entre 4 e 6 semanas. Se você quiser ler isso como "fora dos playoffs" também pode. O jogo 5 acontece esta noite na Califórnia (23h).

Como nada é tão ruim que não possa piorar bastante, Blake Griffin voltou a sentir dores no quadríceps no final do jogo de terça-feira, foi avaliado pelos médicos do Clippers e também está fora da pós-temporada que prometia bastante para a franquia de Los Angeles que tenta (ou tentava) chegar pela primeira vez à final de conferência em sua história.

Com isso temos duas implicações muito claras e imediatas:

dupla11) A primeira é que as chances do Clippers ir longe no playoff ficam muito pequenas. Por mais que a gente visualize os caras ganhando uma "melhor de três" com dois jogos em casa contra o Portland nesta primeira rodada, fica difícil crer que eles consigam fazer o mesmo eventualmente contra o Golden State na semifinal ou Thunder / Spurs na final do Oeste. Se completo seria difícil, imagina todo quebrado assim. O cruel dessa história toda é que dois dias antes o Warriors anunciara que Steph Curry ficaria fora por no mínimo duas semanas, fazendo com que todos no Clippers salivassem com a chance de passar pelo atual campeão. Se tivesse o time completo, poderia ser. Sem Chris Paul e Blake Griffin é muito improvável.

doc12) A segunda é uma decorrência da primeira. Doc Rivers, técnico e manda-chuva das operações de basquete da franquia Clippers, havia falado antes da temporada que se este elenco não conseguisse avançar fundo no playoff muito provavelmente o grupo seria remodelado para o futuro. Leia-se: mudanças aconteceriam. É impossível cravar o que vai rolar agora, mas Blake Griffin e Chris Paul entrarão em seus últimos anos de contrato em 2016/2017. Jamal Crawford (melhor reserva da temporada) e Jeff Green, que se encaixou bem na rotação, e o útil ala Luc Mbah a Moute serão agentes-livres. Será o fim para este núcleo que prometia tanto mas que até agora nada de relevante alcançou?

dupla2É uma tristeza que a temporada do Clippers termine assim. Eu entendo as piadas com uma franquia que nunca ganhou nada e que tenta loucamente "tomar" Los Angeles de um Lakers cada vez mais jogado às traças. Mas vez um campeonato sair dos trilhos não na quadra, mas sim devido às lesões não de uma, mas das duas principais estrelas é cruel. É cruel demais.

Chris Paul não merecia isso. Blake Griffin não merecia isso. Doc Rivers não merecia isso. O Los Angeles Clippers não merecia isso. É uma pena.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.