Topo

Bala na Cesta

Boa notícia: Damiris está voando na LBF pelo Corinthians / Americana

Fábio Balassiano

18/03/2016 06h00

dam7A temporada não começou bem para Damiris. Recuperando-se de uma fratura óssea no pé, perdeu os seis primeiros jogos do Corinthians / Americana na LBF e não foi ao famigerado evento-teste com a seleção brasileira. Só estreou na LBF em 21/01/2016. E pisando no acelerador.

Sem Clarissa ao seu lado no garrafão depois da toda confusão envolvendo a atleta e seu clube, Damiris, a camisa 12 de Americana que já tinha ido muito bem no título de sua equipe na temporada passada, assumiu as rédeas do time como há muito não se via por aqui. Aos 23 anos (uma menina ainda, portanto) ela registra, em 12 jogos, 20,7 pontos (líder da competição no quesito, apenas um jogo com menos de 10 pontos e mais que os 17,4 que ela teve em 2014/2015), 8 rebotes, 21 de eficiência e 51,6% nos arremessos. Em todos os índices ela está no Top-10 do certame.

dam3Mas não é só isso. Com a ala-pivô em quadra o Timão venceu dez partidas e perdeu apenas 2 (no total, 15-3 e líder na fase de classificação que termina em duas semanas com duelos contra o América, de Recife, no Centro Cívico, em Americana), prova de sua força e de sua importância para a equipe. Além disso, Damiris tem chutado muito melhor de fora (com praticamente a mesma quantidade de arremessos de 2014/2015). Em 2.6 tentativas/jogo, 48,4% de acerto (ótimo número!). Se dentro do garrafão ela incomoda as adversárias por ter um jogo de muita técnica, "abrindo" para tentar de longe ela se torna uma arma muito difícil de desvendar para as rivais. Se diminuir a marcação, a camisa 12 pode cortar e infiltrar com categoria. Caso a opção seja dar espaço, uma bola do perímetro pode machucar.

dam5Com a natural melhoria na forma física seus números ficam mais profundos a cada dia. Na terça-feira, 18 pontos e 6 rebotes contra Presidente Venceslau. No dia anterior, 33 e 7 rebotes contra o mesmo rival. Na semana passada, 27 pontos (3/4 de fora) e 9 rebotes contra o Sampaio Correa e 16 pontos e 12 rebotes contra o time de Iziane. Sua sequência é tão de outro mundo (para os padrões da LBF, claro) que já são seis jogos consecutivos anotando 15+ e apanhando 6+ rebotes.

dam2Ainda há muita coisa pela frente (e ela estará na WNBA pelo Atlanta Dream ao que tudo indica), mas é muito bom notar que Damiris tem tudo para chegar às Olimpíadas com a seleção brasileira feminina em plena forma física, técnica, tática e mental. Falo há anos que ela é a mais promissora atleta da modalidade por aqui. É a hora de fincar o pé e mostrar nos Jogos do Rio de Janeiro que, como ela me disse ano passado, a promessa é a melhor realidade entre as meninas do esporte da bola laranja por aqui. Basquete ela tem de sobra.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.