Topo

Bala na Cesta

Flamengo tenta curar 'ressaca' da Liga das Américas contra Brasília no NBB

Fábio Balassiano

16/03/2016 06h15

mmA Liga das Américas não terminou nada bem para o Flamengo. Não tanto pelo quarto lugar, mas pela forma como tudo acabou acontecendo. Para quem não lembra, o enredo foi o seguinte: na semifinal contra Bauru o rubro-negro vencia por 17 pontos já no quarto período.

Levou uma incrível virada, perdeu por 83-81 e deu adeus a chance de conquistar o caneco continental (e consequentemente de disputar o Mundial Interclubes contra o campeão da Euroliga no início da temporada 2016/2017). No dia seguinte Mogi venceu o Fla por 73-71 na disputa do terceiro lugar.

mark1A tristeza é imensa, obviamente, e imagino que a confiança deve ter diminuído bastante para os comandados de José Neto, mas a temporada continua – e um título importante ainda pode ser conquistado.

Nesta quarta-feira às 20h o Flamengo enfrenta Brasília no Tijuca pelo NBB em duelo que será transmitido pelo site da Liga Nacional (estarei nos comentários) e que marcará o reencontro do rubro-negro com a sua torcida depois de quase um mês (a última peleja no Rio de Janeiro foi em 20/02 contra o Vitória).

deryk1Do outro lado há um fortíssimo rival, e que tem subido de produção nesta temporada. O time da capital tem 17-8, ainda briga para ficar no G-4 e tem um dos melhores elencos do país (muito completo, muitas opções e bastante experiente). Chamo a atenção para o estupendo campeonato que o jovem Deryk Ramos está fazendo. São 14,6 pontos (segunda melhor marca do elenco, atrás apenas de Guilherme Giovannoni, que tem 17,3) e 3,2 assistências. Prestes a completar 22 anos, o ex-armador de Limeira mostra-se cada vez mais preparado para os grandes jogos, e seu desempenho pra lá de consistente fala por si. Desde 17 de dezembro do ano passado que o camisa 9 anota 10 ou mais pontos nas partidas (foram 17 a partir de então). Quem foi o rival que o deteve abaixo dessa marca? Justamente o Flamengo (Deryk fez apenas três pontos naquela peleja).

ramon1Vale a pena ficar de olho para ver como será a reação do Flamengo depois do baque grande que foi a eliminação na Liga das Américas e quão pesado virá Brasília para tentar empurrar o rival ainda mais pra baixo.

Não custa lembrar que os dois times são os únicos que até agora conquistaram os títulos do NBB (quatro pro Fla, três pros brasilienses) e que a rivalidade envolvendo as duas equipes é fortíssima.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.