Topo

Bala na Cesta

Bauru vence Fla em jogo épico e decide Liga das Américas contra Guaros

Fábio Balassiano

12/03/2016 00h02

bauru1

Foi uma das noites mais emocionantes do basquete das Américas nos últimos tempos. As duas semifinais da Liga das Américas disputadas na Venezuela foram de tirar o fôlego e no final das contas acabaram colocando Bauru e Guaros de Lara (o dono da casa) para se encontrarem neste sábado às 21h (Sportv exibe). Bauruenses e venezuelanos bateram, respectivamente, Flamengo e Mogi.

bauru2Na primeira semifinal, um resumo dos motivos pelos quais amamos esse jogo chamado basquete. Sem Rafael Hettsheimeir e Paulinho Boracini, Bauru começou bem (abriu 17-7), mas foi perdendo fôlego (e força). O Flamengo, que não tinha nada a ver com aquilo, foi tirando a diferença e abrindo diferença. Tinha 66-55 no final do terceiro período, e colocou uma diferença de 74-57 quando restavam sete minutos de jogo.

fischer1Para piorar a situação do time de Demétrius, Alex saiu com cinco faltas e Ricardo Fischer, com dores no joelho (ainda não sabemos a gravidade da lesão – torçamos para que não seja grave). Fim de linha para Bauru então, né? Não. O time rubro-negro dormiu no ponto (17 desperdícios de bola e 13/24 nos lances-livres), e os bauruenses foram reagindo, reagindo e tomaram a liderança do placar quando restavam menos de 40 segundos para o final com uma bola de três de Leo Meindl, grande responsável pela virada junto com Murilo, Jefferson e Robert Day.

leo1No final, vitória épica de Bauru por 83-81 em uma das partidas mais emocionantes dos últimos tempos e que contou com um roteiro improvável para colocar a equipe em nova final de Liga das Américas (foi campeã em 2015 no Rio de Janeiro). O Flamengo precisa fazer, sim, uma reflexão grande em relação ao que aconteceu na Venezuela nesta sexta-feira, mas NINGUÉM deve tirar os méritos da equipe do técnico Demétrius, que lutou o tempo inteiro e contra todas as dificuldades para atingir seu objetivo de chegar a outra decisão continental.

mogi3Na segunda semifinal Mogi fez um jogo taticamente perfeito (palmas para o técnico Danilo Padovani) no primeiro tempo. Cuidou de diminuir o ritmo, evitou que as peças de apoio a Damien Wilkins e Tyshawn Taylor anotassem muitos pontos e controlou o placar desde o começo, evitando que a torcida se empolgasse muito e transmitisse energia aos atletas locais. Venceu o primeiro tempo por 38-34 e só não foi ao vestiário com diferença maior porque apenas Shamell (16) e Lucas Mariano (9) pontuaram com consistência.

nestor1No segundo tempo, porém, o Guaros marcou melhor, levou apenas 35 pontos em 20 minutos e viu Wilkins e Taylor explodirem na pontuação – ambos fecharam a peleja com 28 pontos. Com 56 pontos (70% do total), a dupla comandou os venezuelanos a uma vitória por 81-73, levando a equipe a primeira decisão continental de sua história. Méritos também para o técnico Nestor Garcia, responsável por levar o time a um feito já imenso. Vale lembrar que o treinador também é o técnico da seleção que conquistou a Copa América em 2015 e que jogará a Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016.

Será que Bauru consegue manter o título? Ou o Guaros de Lara termina com a hegemonia brasileira no continente e levante o inédito caneco? Lembrando: quem ganhar joga o Mundial Interclubes contra o campeão da Euroliga no começo da próxima temporada.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.