Topo

Bala na Cesta

Com retrospecto a favor, times brasileiros tentam título das Américas

Fábio Balassiano

11/03/2016 06h30

ldaComeça hoje o Final Four da Liga das Américas em Barquisimeto, na Venezuela. Com transmissão do Sportv, Bauru x Flamengo fazem a primeira semifinal às 18h45. Logo depois, às 21h, o dono da casa Guaros de Lara. Em que pese jogar longe do país (mesmo com três representantes brasileiros a decisão não foi por aqui…), o retrospecto pode pesar a favor dos times do NBB.

Podcast BNC com Olivinha

Além do fato dos três útimos campeões da Liga das Américas terem sido brasileiros (Pinheiros-2013, Flamengo-2014 e Bauru-2015), em apenas duas ocasiões o campeão foi o time que jogou em casa – o Peñarol, de Mar del Plata em 2010, e o Flamengo em 2014 no Maracanazinho. Nas demais ocasiões, atuar diante da torcida não foi uma vantagem tão grande assim.

nbb2No primeiro jogo, o duelo brasileiro entre Bauru e Flamengo promete muito. Os bauruenses virão desfalcados de Rafael Hettsheimeir e Paulinho Boracini, ambos lesionados. Estou curioso para ver qual será o trabalho feito pelo técnico Demétrius (foto) para suprir as duas ausências (Ricardo Fischer e Alex deverão fazer hora-extra na armação, e Jefferson Willian, Murilo e Wesley Sena, no garrafão). Do outro lado, o Flamengo estará completo e com o melhor elenco do país (em minha opinião), em ótimo momento no NBB (lidera o campeonato com 19-4) e seco para reconquistar o caneco perdido em 2015 em sua casa.

Podcast BNC com Ricardo Fischer

dan1No jogo de fundo, todo cuidado é pouco para Mogi com a pressão que será feita pelo Guaros de Lara. Os venezuelanos fizeram uma força imensa para levar o Final Four para sua casa, e obviamente não vão querer abrir o salão de festa para os times brasileiros dançarem. Os mogianos vivem boa fase (venceram duas vezes seguidas Bauru – pela LDA e pelo NBB – e Brasília no período de uma semana), têm ótimo elenco (Shamell, Larry Taylor e Tyrone serão fundamentais hoje) e o técnico de Danilo Padovani (foto) tem evoluído dia a dia. Olho em Nestor Garcia, treinador do Guaros, e em Tyshawn Taylor, melhor jogador da equipe venezuelana.

Quem gosta de basquete brasileiro torce para uma final brasileira, que garante o título da Liga das Américas ao país, a manutenção da hegemonia continental e outro Mundial de Clubes no Brasil no começo da próxima temporada.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.