Topo

Bala na Cesta

Flamengo perde, mas se classifica na Liga das Américas; Brasília eliminado

Fábio Balassiano

29/02/2016 00h10

lda3Terminou a segunda semifinal da Liga das Américas. E com ela o sonho de ver os quatro times do NBB no Final Four. Ontem o Flamengo perdeu do Guaros de Lara, o time da casa em solo venezuelano, por 92-87, mas havia feito a sua parte nos dois dias anteriores e acabou avançando. Brasília acabou eliminado no saldo.

Nas semifinais, que serão disputadas no dia 11/3, Flamengo x Bauru e Guaros (do técnico figuraça Nestor Garcia – na foto) x Mogi. No dia seguinte, vencedores fazem a decisão, com o campeão disputando o Mundial Interclubes contra o campeão da Euroliga na abertura da temporada 2016/2017. O Final Four ainda não tem local definido (a FIBA Américas deverá divulgar na próxima semana).

lda5Brasília pode, sim, lamentar que ficou fora do Final Four, mas não muito. Jogou mal contra o Flamengo na sexta-feira (principalmente o segundo tempo), perdendo por 106-93 e deixando um saldo negativo de 13. Venceu o Guaros no sábado por 80-77 e dependia de vitória rubro-negra no domingo ou triunfo do Guaros por 24+ pontos, algo que acabou acontecendo ali no meio do terceiro período.

Naquele momento o Flamengo jogava muitíssimo mal, fazendo uma de suas piores apresentações da temporada. Mas o elenco de José Neto se recuperou, contou com boas atuações de Rafael Luz (14 pontos e 6 assistências), JP Batista (21) e Marcelinho Machado (12), diminuiu a diferença para apenas 4 pontos, mas não conseguiu ir além, o que eliminou Brasília. Os últimos minutos ficaram mesmo para a definição das semifinais.

lda2Em um dos lances mais bizarros do torneio, o experiente Damien Wilkins sofreu falta (boba) de Marquinhos e foi pra linha de lance-livre. Se acertasse, colocaria Flamengo x Mogi (primeiro colocado do outro grupo), com Guaros de Lara x Bauru (o segundo). A falta, aliás, foi bem mal feita (sem propósito algum), o que faz muita gente achar que o time da Gávea também estava escolhendo enfrentar a equipe mogiana (daqui, de minha parte, é bem difícil julgar e não vou entrar nessa). Na linha de lance-livre, Wilkins deu duas porradas na tabela, errou os dois e deixou Fla x Bauru e Guaros x Mogi na semifinal mesmo.

lda1Ficamos assim então. O Brasil, que fez campeões em 2013 (Pinheiros), 2014 (Flamengo) e 2015 (Bauru), poderá fazer o seu quarto campeão seguido em 2016, embora não tenha conseguido colocar os quatro times do NBB na decisão. Fica a lição mais uma vez: depender de resultados dos outros é SEMPRE uma temeridade. Como o formato é este (três jogos em sequência), perder uma partida (ainda mais a primeira) significa deixa as situações abertas e não controladas por si mesmo.

O intruso nessa história toda é o venezuelano Guaros de Lara, que conta com bons norte-americanos (Wilkins mesmo e Tyshawn Taylor). Não será fácil derrotá-lo, e o local do Final Four será fundamental para que a hegemonia continental continue por aqui (principalmente pelo fato de termos mais um Mundial no país).

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.