Topo

Bala na Cesta

Sem Splitter, como fica a seleção masculina para a Olimpíada?

Fábio Balassiano

18/02/2016 06h53

tiago1Como escrevi aqui ontem, a seleção brasileira masculina perdeu Tiago Splitter para a Olimpíada de 2016 no Rio de Janeiro. O pivô do Atlanta Hawks vai operar o quadril, e a não ser que aconteça um milagre ficará fora mesmo dos Jogos. Talvez o pessoal da Confederação Brasileira não saiba ainda, visto que não divulgou sequer uma nota em seu site ou nas redes sociais, mas é importante a comissão técnica começar a colocar as barbas de molho.

raulFalarei disso na próxima semana, mas dos 9 jogadores da NBA, só Leandrinho (reserva dos dois melhores do Warriors), Raulzinho (titular do Utah) e Nenê (no Wizards) jogam com frequência.

Pensando nisso, comecei a rascunhar uma lista sem Tiago Splitter usando os critérios do técnico Rubén Magnano. Acredito que há três grupos bem claros: a) os praticamente certos; b) os que estão bem perto de ir aos Jogos Olímpicos; c) os que correm por fora(espera-se que seja BEM ampla e essa galera pode se beneficiar disso). Vamos lá:

huertas3a) Os praticamente certos:
Armadores: Huertas (Lakers – na foto) e Raulzinho (Jazz)
Alas: Leandrinho (Warriors), Alex Garcia (Bauru) e Marquinhos (Flamengo)
Pivôs: Nenê (Wizards), Varejão (Cavs) e Augusto Lima (Real Madrid)

b) Os que estão bem perto:
Ala: Vitor Benite (Murcia)
Pivô: Rafael Hettsheimeir (Bauru)

Grupo A + B = 10 atletas

deryk1c) Os que correm por fora:
Armadores: Rafael Luz (Flamengo), Ricardo Fischer (Bauru), Larry Taylor (Mogi) e Deryk Ramos (Brasília – foto)
Alas: Bruno Caboclo (Raptors), Marcelinho Machado (Flamengo), Lucas Dias (Pinheiros) e Léo Meindl (Bauru)
Pivôs: Cristiano Felício (Bulls), Lucas Bebê (Raptors), Vitor Faverani (Murcia), Giovannoni (Brasília) e Caio Torres (Paulistano)

Seguindo esse raciocínio, temos praticamente 10 atletas muito perto de jogar a Olimpíada do Rio de Janeiro (grupos A e B), com muitos brigando por duas vagas. Creio realmente que será assim mesmo até agosto. Do grupo C, quem eu ACHO que irá para a Olimpíada: Larry Taylor e Giovannoni . Quem eu convocaria? Ricardo Fischer e Cristiano Felício. E você, quem levaria para a Olimpíada de 2016?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.