Topo

Bala na Cesta

A triste ausência de Tiago Splitter da Olimpíada do Rio

Fábio Balassiano

17/02/2016 08h58

tiagoA notícia está aqui , aqui e aqui : Tiago Splitter vai operar o quadril no dia 25 de fevereiro, ficará fora das quadras por até oito meses e está fora da temporada 2015/2016 pelo Atlanta Hawks. O golpe mais duro, falando pelo nosso lado aqui mesmo, é que o pivô fica fora da Olimpíada do Rio de Janeiro que começa em agosto. A não ser que tenha uma recuperação fora do comum, ele está fora daquela que provavelmente seria a sua última Olimpíada.

Amanhã analisarei aqui no blog os impactos da sua ausência na seleção de Rubén Magnano e também a que ponto estamos a seis meses dos Jogos começarem, mas por enquanto vale o lamento, vale a tristeza, vale o desconforto de escrever sobre este assunto (poderia fazer que nem a CBB, que até o momento, 9h da manhã de quarta-feira, nada colocou em seu site ou redes sociais, mas não é o melhor a se fazer, né?).

tiago1Se havia um cara que não merecia passar por isso, esse alguém é Tiago Splitter. Já passou por tanta coisa (profissional e pessoalmente), ralou tanto pra chegar à NBA (foi morar sozinho na Espanha com 15/16 anos, sempre defendeu a seleção brasileira (em todos os níveis de competição!) e certamente deve estar passando por uma frustração absurda. Frustração que pode ser que seja um pouco amenizada, já que nasceu Sofia, sua segunda filha, há menos de uma semana (conforme imagem que ele publicou no Instagram). A chegada de um novo integrante na família talvez mude a perspectiva das coisas pra ele.

tiago1Analisando a situação de forma pragmática, o que vale neste momento é operar pra se livrar das dores que o incomodavam há tempos e limitavam seus movimentos em quadra. Quem o via jogando pelo Atlanta Hawks na temporada 2015/2016 via sua dificuldade de exercer normalmente as suas funções de atleta. De acordo com relatos do próprio jogador, o primeiro a ser campeão da NBA (em 2014 pelo Spurs, seu antigo time), as dores eram tantas que dificultavam até mesmo a andar e a dirigir (fora das quadras também). Ou seja: não estava mexendo apenas com a sua (dele) vida de atleta, mas também com o dia a dia do cidadão Tiago Splitter.

tiagoSplitter é um cara de 31 anos, ainda tem um ano de contrato com o Hawks e ainda tem muita estrada pela frente. Operar é mesmo o melhor remédio, embora saibamos que cirurgias neste local sejam de difícil recuperação (vide o caso do Guga, com quem Splitter se encontrou recentemente aliás). Tiago tenta parecer calmo, frio, tranquilo, como foi ontem em sua entrada no SportsCenter, da ESPN, mas no fundo, no fundo mesmo, ele deve estar sofrendo horrores por não poder jogar a Olimpíada em casa diante de seus amigos e familiares. Não é nada fácil.

tiagoPode ser que por um milagre daqueles surreais Tiago se recupere e jogue na Olimpíada. Pensar nisso hoje é improvável (e não recomendável). O fato é que o atleta (do basquete) mais laureado do Brasil no exterior nos últimos tempos e aquele que NUNCA se negou a defender a seleção (foi mais de uma década completa vestindo a camisa da equipe nacional) não estará nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O esporte nunca foi justo, a gente sempre soube disso. Ele (o esporte) pode ser muito cruel também.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.