Topo

Bala na Cesta

Com 4 times, Liga Ouro divulga calendário e formato da competição

Fábio Balassiano

11/02/2016 13h00

lnb1Já tem data para começar a Liga Ouro, divisão de acesso para o NBB que contará com quatro equipes (escrevi sobre isso e é só clicar aqui pra ler). O jogo de abertura será entre o grande favorito Vasco da Gama e o Ginástico (MG) no dia 27 de fevereiro às 11h no reformado Ginásio de São Januário, no Rio de Janeiro (as equipes voltam a se enfrentar dois dias depois no mesmo local às 19h30). Na semana seguinte, em 1/3 e 3/3 (20h15), o Campo Mourão recebe o Sport-PE.

O regulamento da Liga Ouro funciona assim: com 12 partidas na fase de classificação (cada equipe jogará quatro vezes contra a outra – duas em casa e duas fora), o líder da temporada regular avança automaticamente para a decisão, enquanto o segundo e terceiro colocados disputarão uma série melhor de cinco jogos para saber o outro finalista. Como sempre acontece, a competição dará ao campeão o direito de disputar a próxima edição do NBB.

drudiPelo lado cruzmaltino, a aposta é na experiência para, em sua volta ao basquete nacional de elite, disputar o NBB logo de cara. Por isso vieram o armador Hélio (ex-Uberlândia), o ala-pivô Drudi (ex-São José – na foto), Erick Camilo (ex-Basquete Cearense), o ala Douglas Nunes (ex-Palmeiras), o ala Gaúcho (ex-Liga Sorocabana), o ala-armador Robby Collum (ex-Minas) e o pivô Jeff Agba (ex-Paulistano), todos reforços muito bons para a Liga Ouro (o que prova, sobretudo, que o clube está levando bem a sério a modalidade e a competição).

sidao1O Vasco é, sem dúvida alguma, o grande nome da Liga Ouro, mas vale ficar de olho nos outros times e exaltar principalmente Campo Mourão e Sport-PE. As duas equipes disputaram as duas edições anteriores e em 2015 se enfrentaram na semifinal, onde os pernambucanos venceram a série por 3-2. É uma prova de continuidade do trabalho e de apreço pela modalidade, algo que merece ser valorizado em um momento em que equipes até da divisão principal abrem e fecham as portas com grande facilidade. Pelo lado do Ginástico, atenção com Wanderson (ala), Fred (armador) e Alírio (pivô), com passagens por grandes clubes.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.