Topo

Bala na Cesta

Contra o Bucks, Raulzinho quer aumentar série positiva na NBA

Fábio Balassiano

05/02/2016 09h30

raul3Jogo importante para o Utah logo mais em Salt Lake City (meia-noite começa a peleja). O time, que vem de quatro vitórias seguidas, recebe o Bucks, e, consolidado na oitava posição do Oeste com 23-25, busca se distanciar do Portland Trail Blazers (24-27) e "zerar" a campanha (50% ou mais) o quanto antes. Para o brasileiro Raulzinho, convocado para o Desafio dos Calouros do All-Star Game, vale também para aumentar a sua série de boas partidas neste começo de fevereiro.

Contra o Chicago Bulls no primeiro dia do mês foram incríveis 14 pontos (a maior marca de sua carreira), 3 rebotes e 2 assistências em 32 minutos (em cima de Derrick Rose, que errou 15 de seus 21 arremessos tentados, vale lembrar). Dois dias depois, 10 pontos, 4 rebotes e 4 assistências contra o Denver em 27 minutos (do badalado calouro Emmanuel Mudiay, que teve 3/10 nos chutes e 3 desperdícios de bola). Em toda temporada 2015/2016 o brasileiro, uma das gratas surpresas da NBA até o momento, ainda não havia tido jogos seguidos com 10 ou mais pontos.

raul1Se isso não fosse o bastante, Raulzinho, que jogou 25 ou mais minutos em quatro das últimas cinco partidas (contra o Detroit não conta, pois ele se machucou no começo da peleja e saiu para não mais voltar), traz consigo um dado interessante: até o momento, nos 47 jogos que fez no melhor basquete do mundo, em 8 ele obteve 10 ou mais pontos. Em seis deles o Utah venceu (veja figura ao lado). Triunfos contra Nuggets, Bulls, Nets, Heat, Clippers e Pacers. Derrotas para Kings e Spurs.

raul2Ou seja: quando ele produz bem na pontuação o seu time é, sim, afetado positivamente. Por mais que ele exerça a função de armar a equipe e que tenha como função prioritária passar a bola para Derrick Favors e Gordon Hayward, os líderes da franquia em pontos, a coluna de pontos é fundamental para que ele ganhe a confiança de todos, e seu time vença duelos.

Do outro lado da quadra estará Michael Carter-Williams, armador que foi trocado pelo Sixers há um ano e que agora parece estar disponível no mercado de novo. Pressioná-lo desde o começo pode ser bom para Raulzinho e para nova vitória do Utah Jazz.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.