Topo

Bala na Cesta

WNBA lança calendário, e preparação do Brasil será 'testada'

Fábio Balassiano

04/02/2016 09h50

mayaA WNBA divulgou ontem o calendário da temporada 2016. A liga norte-americana começará no dia 14 de maio, e terá seu final em outubro. Até aí, nada demais, né?

Mas há uma observação interessante. Como sempre acontece em ano olímpico, o campeonato vai parar entre 23 de julho e 25 de agosto. Vale lembrar que além das 12 atletas dos EUA, como Maya Moore e Diana Taurasi, que estão na foto ao lado, serão mais de 25 jogadoras internacionais do campeonato no Rio de Janeiro entre 5 e 21 de agosto para a disputa das medalhas.

IMG_8828Aí a preparação da seleção feminina será testada. E explico. Até o momento, as três melhores jogadoras do país em atividade jogam na WNBA. Clarissa e Érika, no Chicago Sky. Damiris, no Atlanta Dream. Ainda não se sabe se as três jogarão a temporada da liga norte-americana, mas tudo leva a crer que sim (e é bom que a Confederação Brasileira trabalhe sempre com este cenário – o menos positivo, ou o mais provável que aconteça). Nádia e Iziane, que já passaram por lá, aparentemente não voltam.

barbosa1Como disse acima, a preparação será testada mais uma vez, só que dessa vez com um agravante – o fato da equipe nacional ter um novo treinador. Recém-chegado, Antonio Carlos Barbosa, que não teve o evento-teste para entrosar absolutamente nada, como disse aqui anteriormente, deve coçar os cabelos com força. Em uma rápida olhada no calendário vemos o seguinte: Atlanta Dream e Chicago Sky, o time das brasileiras, jogam no dia 22 de julho. Caso elas peguem o primeiro avião, chegam ao Rio de Janeiro no dia 23. A estreia na Olimpíada está marcada para o dia 6 de agosto. Menos de 15 dias de preparação com o elenco completo então. Preocupante, né?

erika1Aqui, aliás, cabe uma importante reflexão. As duas atletas (Érika e Clarissa) que usaram a palavra 'patriotismo' para falar do amor em defender a seleção da péssima CBB no evento-teste do Rio de Janeiro usarão o mesmo expediente agora, na véspera da Olimpíada mas ao mesmo tempo trabalhando para seus clubes na WNBA? Será que elas sairão da liga norte-americana para treinar por mais tempo com o time de Antonio Carlos Barbosa, ou chegarão na véspera dos Jogos começarem? Não custa lembrar que a LBF terminará no máximo no final de maio, com as meninas em atividade no país à disposição do treinador no mínimo três meses antes da estreia. Vale, desde já, ficar atento a este movimento (de palavras e de atitudes) de Érika e Clarissa. Ficaremos de olho na coerência de seus atos.

barbosa1Pelo sim ou pelo não, a preparação da CBB será testada. Será que não vale enviar a equipe para a Europa, onde será disputado o Pré-Olímpico Mundial, e enchê-las de amistosos contra seleções de bom nível? Seria uma boa alternativa, imagino. Não custa perguntar: o que será que a Confederação tem em mente para o período de preparação das meninas? Ninguém viu ainda o calendário de treinos e jogos. Não seria transparente e inteligente divulgar, se é que há algo pronto em relação a isso?

É bem provável que Barbosa faça uma convocação ampla, abrangente, e faça seus últimos cortes quando as atletas da WNBA chegarem (algo bem cruel para quem estará treinando há mais tempo, mas infelizmente é assim que as coisas funcionam).  O problema, com isso tudo, é que com ou sem a tesoura do experiente treinador a seleção feminina, cuja parte técnica é abaixo da crítica, estará absolutamente sem conjunto para os Jogos Olímpicos. Se treinando 45, 60 dias junta a equipe já não teria muita chance, o que dizer das chances do time com menos de um mês com o grupo completo?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.