Topo

Bala na Cesta

O ótimo momento do Basquete Cearense no NBB

Fábio Balassiano

01/02/2016 13h00

davi1No sábado o Basquete Cearense fez uma de suas melhores partidas na temporada. Controlou a Liga Sorocabana, marcou bem, viu cinco jogadores atingirem 10+ pontos, fez 88-65 e chegou a sexta vitória consecutiva no NBB (maior marca da história da equipe). O ótimo armador Davi (na foto) saiu-se com 16 pontos e 12 assistências e foi um dos destaques.

Com o resultado, o time de Alberto Bial (entrevistado aqui há algum tempo e com uma história belíssima na modalidade) chegou a 11-6 e entrou de vez na briga pelo G4 (vale lembrar que os quatro primeiros avançam direto para as quartas-de-final, folgando na primeira rodada do mata-mata). Mais do que isso. Indo para a sua quarta temporada na elite do basquete nacional, o time cearense nunca teve um retrospecto tão positivo, colocando-se em posição de brigar para vencer a sua primeira série de pós-temporada neste campeonato):

bial1

bial2Confesso a vocês que é muito difícil escrever sobre um time que só vi quatro vezes (menos da metade das partidas jogadas portanto), mas é muito bacana ver que o esforço hercúleo de Bial, a quem tanto gosto (já escrevi algumas vezes que foi vendo o time dele no Fluminense neste começo de século que me apaixonei loucamente pelo basquete) e reverencio, está sendo recompensado com vitórias (o que nem sempre é fácil para alguém que sempre garimpa, garimpa e garimpa em lugares que não têm a modalidade tão na veia assim).

marcus1Pelos números, e escrevo antes da dura sequência que a equipe terá a partir de agora (cinco jogos seguidos fora de casa, começando pelo dia 5/2 contra o Minas em Belo Horizonte), dá pra ver que o forte do time mesmo é o jogo coletivo (marca desde sempre dos times de Bial aliás). São oito atletas que jogam 15+ minutos, sendo cinco deles pontuando em dígitos duplos. Davi, Duda e Audrei são os líderes e têm respectivamente 12,9, 12,8 e 12,5 pontos, respectivamente. Não é muita coisa e fala bastante sobre a filosofia aplicada pela comissão técnica (muito bacana isso!).

tiagao1Se o ataque é bom e altruísta, o que dizer da defesa do Basquete Cearense? São apenas 74 pontos sofridos por partida, e os dois melhores índices de arremessos convertidos pelos rivais nos dois pontos (47,6%) e três (30,9%) de toda temporada 2015/2016 do NBB (melhores até que de Flamengo e Bauru, cujos elencos são mais numerosos). Ter jogadores como Marcus Toledo (foto acima enterrando), Felipe e Léo ajuda muito a ter números assim, mas vale sobretudo a entrega que o grupo tem em quadra, fazendo com que os rivais sofram muito para pontuar e gerando vitórias até certo ponto surpreendentes (Franca, São José e Paulistano, por exemplo).

bial3Não é fácil pegar um projeto do zero e fazê-lo nascer aqui no país. É muito difícil fazer este projeto em um local que não tem tanta tradição assim no basquete. É ainda mais complicado fazer com que este projeto tenha bons resultados de quadra (e sabemos que os resultados é que mantêm patrocinadores – infelizmente é assim que funciona). Alberto Bial tem conseguido isso tudo.

A campanha do Basquete Cearense é um prêmio aos atletas, que têm se dedicado bastante, a sua comissão técnica (Espiga, seu assistente, será técnico principal de um time de NBB rapidamente) e ao povo do Ceará (que vai com boa frequência aos ginásios – embora possa ir MUITO mais), mas sobretudo um "carinho" em alguém que faz tanto por este esporte e que nem sempre em o reconhecimento necessário. Em Alberto Bial. Ele merece.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.