Topo

Bala na Cesta

Em casa, Warriors recebem Spurs, que vão poupar Tim Duncan

Fábio Balassiano

25/01/2016 06h35

leonard1A madrugada de segunda para terça-feira tem tudo para ser agitadíssima. A partir de 01h30, o Golden State Warriors (40-4) abre o seu ginásio para medir forças com o San Antonio Spurs (38-6). São simplesmente as duas melhores equipes da NBA, e os grandes favoritos a chegar à final do Oeste. O Sportv exibe a peleja.

Mestre da estratégia, Gregg Popovich, técnico do Spurs, já avisou que o veterano Tim Duncan está fora do duelo. Kawhi Leonard (que briga pelo MVP da temporada regular contra Steph Curry, do rival de logo mais), Tony Parker, LaMarcus Aldridge, Manu Ginóbili e companhia, no entanto, estão confirmados e o San Antonio tem o melhor elenco da liga.

duncan1De todo modo, vale se debruçar um pouco na ausência do camisa 21. O Twitter oficial do time texano colocou que Duncan está com dores no joelho, e este o motivo oficial para a ausência do ala-pivô. Mas a gente sabe como funciona em San Antonio: o foco está, sempre, na pós-temporada, em poder descansar ao máximo as peças principais da equipe (ainda mais as veteranas). Se isso não fosse o bastante, Pop dá um recado claro ao Warriors: "Eu não vou dar a menor pista do que posso fazer em uma eventual final do Oeste". Quer mais? O veterano treinador deixa o benefício da dúvida em caso de uma derrota ("Como seria se Tim Duncan estivesse lá?"). Gostemos ou não, é o estilo dele e da franquia. Tem dado certo há duas décadas e certamente eles não irão mudar tão cedo.

kerr1Do outro lado o Golden State, ainda invicto em seu ginásio nesta temporada (20-0), tenta manter o bom momento desde a vitória animalesca contra o Cleveland Cavs na semana passada em Ohio (o jogo que de fato derrubou David Blatt da franquia de LeBron James). Aqui, aliás, cabe um detalhe: os Warriors fizeram 120 ou mais pontos nas últimas três partidas (Cavs, Bulls e Indiana na sexta-feira). Do outro lado, hoje, estará a melhor defesa da NBA (89,8 pontos sofridos e 42% de conversão de arremessos dos rivais). Como lidará o melhor ataque da liga (114,7 por noite, e quase 49% de conversão nos chutes)?

curry11Sem jogar desde sexta-feira (de segunda-feira passada até hoje, na verdade, foram apenas três jogos, algo bem diferente do que foi a maratona de dezembro, com 13 jogos), os Warriors, agora com Steve Kerr de volta ao banco de reservas (o treinador passou por uma cirurgia na coluna e ficou os 40 primeiros jogos se recuperando), estão relaxados e sabem que, por mais que os Spurs tentem diminuir o "tamanho" do jogo de hoje, a partida tem, sim, muito valor (principalmente para a definição da melhor campanha da conferência na fase regular). É o tipo de jogo que Steph Curry, Klay Thompson e Draymond Green adoram, a gente sabe disso.

Independente da ausência de Tim Duncan (a única confirmada até o momento), tem tudo para ser um jogaço de bola em Oakland. Quem será que vence? Comente aí!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.