Topo

Bala na Cesta

Com reedição da final passada, os jogos do Natal da NBA

Fábio Balassiano

25/12/2015 06h03

nba1Mantendo a tradição desde 1947 (mais aqui), vem aí mais uma rodada de Natal na NBA (ao lado os horários de Brasília). Serão cinco jogos, 33 jogadores estrangeiros de 19 países, camisas comemorativas para a data e (foto abaixo) e confrontos bem interessantes. Vamos lá:

Em Miami, o instável Heat (16-11 na temporada e 9-2 em jogos de Natal) enfrenta o New Orleans Pelicans, uma das maiores decepções da temporada até o momento e estreante em jogos natalinos. Está muito claro que a NBA tem tentado colocar Anthony Davis em todos os eventos e/ou vídeos promocionais do campeonato, mas a campanha do time até agora, de 9-19, não ajuda em absolutamente nada. Será interessante ver Monocelha contra Chris Bosh, sem dúvida, mas a tendência é que o Miami lute loucamente para vencer o duelo, se consolidando nas primeiras posições do Leste.

natal1Logo depois, em Oklahoma, o Chicago (15-11), que vem de três derrotas consecutivas e uma crise interna imensa após Jimmy Butler ter criticado publicamente o técnico Fred Hoiberg após derrota para os Knicks no sábado passado (o ala disse que Hoiberg "pega leve" demais com o elenco que precisa, segundo ele, ser mais e mais cobrado), enfrenta Russell Westbrook, Kevin Durant e Serge Ibaka. Durant, aliás, é o vice-líder em média de pontos em jogos de Natal (31,8 pontos, pouco atrás de Jerry West, líder com 32,2). Um confronto pra lá de complicado para os Bulls, mas dada a instabilidade do time é impossível prever qualquer coisa. Para o OKC (20-9), é mais uma oportunidade de, em rede nacional, mostrar que a equipe vem evoluindo nas mãos do técnico Billy Donovan, como disse aqui.

curry1Às 20h (a ESPN exibe), a reedição da final da temporada 2014/2015 e o jogo mais aguardado deste 25 de dezembro. A NBA (e eu também) esperava que o Golden State Warriors chegasse invicto ao duelo contra o Cleveland Cavs, mas existia um Bucks no meio do caminho e o time de Steph Curry chega ao duelo natalino com respeitáveis 27-1 e mirando fortemente as 72 vitórias do Chicago Bulls em 1996 (na mesma altura daquele certame Jordan e companhia tinham 25-3). Do outro lado está o líder do Leste (19-6, cinco vitórias seguidas e com LeBron James começando a voar), que contará com a volta de Kyrie Irving, lesionado justamente durante a decisão do campeonato passado. Este é o duelo que vale brigar com a família para assistir, não há a menor dúvida disso.

leonard1Às 23h, também com exibição da ESPN, outro embate excelente. O San Antonio Spurs é o vice-líder do Oeste (25-5 e sete triunfos consecutivos), tem jogado muitíssimo bem, conta com a dupla Kawhi Leonard e LaMarcus Aldridge cada vez mais entrosada (o que faz com que Gregg Popovich consiga poupar Tony Parker, Manu Ginóbili e Tim Duncan com tranquilidade) e mostra-se cada vez mais pronto para, lá na frente, desafiar o Golden State Warriors em uma eventual final do Oeste. Do outro lado estará o ex-titubeante Houston Rockets. O time demitiu Kevin McHale, e tem tentado melhorar na tabela. Venceu 6 dos últimos 10 duelos, tem 15-15, está em sétimo na Conferência e, com Patrick Beverley de titular na armação, concentra esforços em melhorar na quadra basicamente com o mesmo elenco da temporada passada (a franquia já tenta trocar Ty Lawson, uma decepção do tamanho do mundo).

kobe1A partir da 01h30 do dia 26/12 o clássico de Los Angeles. No Staples Center o Lakers, que deve jogar o seu último jogo natalino a partir de hoje (sem Kobe Bryant eu duvido MUITO que a NBA siga escalando a franquia nos próximos anos), mede forças com o Clippers. Seria, mesmo, um confronto desequilibrado, com os Clippers (16-13) podendo amassar os Lakers (5-24). Há, porém, dois fatores que me impedem de dizer que isso irá acontecer: 1) Kobe Bryant não vai querer sair de cena em seu último jogo de Natal com essa mancha; e 2) os Clippers, de Chris Paul, ainda não estão jogando bem nesta temporada. Para nós, aqui do Brasil, é a partida mais difícil de assistir (pelo horário), mas não tão descartável assim.

O que será que acontece na rodada natalina? Tem palpite? Comente aí!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.