Topo

Bala na Cesta

Sem jogos da LBF na TV, várias dúvidas sobre a convocação para a seleção

Fábio Balassiano

11/12/2015 11h35

LBF1Fui navegar no site da Liga de Basquete Feminino esta manhã e me acabei parando na Tabela de Jogos da temporada 2015/2016 do torneio. Queria ver alguma data para assistir partidas, mas acabei me chocando mesmo ao notar que não há NENHUM jogo previsto para ser exibido pelo Sportv na fase de classificação (a imagem ao lado é meramente ilustrativa e refere-se apenas aos jogos de 2015). Não é uma imensa surpresa, pois o mesmo acontece com o NBB, né?

Atualização às 15h20: Duas horas depois da divulgação deste post a CBB emitiu Nota Oficial informando que Zanon pediu demissão do cargo de técnico da seleção feminina, tema que será abordado neste espaço amanhã (12/12/2015)

Aí, sem querer entrar muito no mérito das questões da briga imensa envolvendo o tal Colegiado de Clubes e a Confederação, fiquei com algumas dúvidas. Vamos lá:

vanderleiDúvida 1: Se NUNCA não vai a ginásio e se nesta temporada não há jogo na TV na temporada regular, como a Confederação Brasileira, formada pelo treinador Zanon e pelo Diretor-Técnico Vanderlei (ambos na foto), fará para analisar e monitorar as meninas para convocá-las em seguida? O último duelo exibido na televisão, aliás, foi a final da última LBF. A data? Em 27 de abril de 2015. Faz tempo, né?

Dúvida 2: Há quanto tempo Zanon ou Vanderlei não entram em um ginásio para ver um jogo de basquete feminino ou um treino das meninas?

zanon1Dúvida 3: Há quanto tempo Zanon ou Vanderlei não CONVERSAM com os técnicos da LBF sobre as meninas? O presidente Carlos Nunes acha mesmo isso normal, plausível, aceitável? Pelo visto sim… O Bert, em ótimo artigo no seu PBF, escreveu sobre isso também.

Dúvida 4: Há quanto tempo Zanon ou Vanderlei não CONVERSAM com as meninas "convocáveis" para saber como estão carga de treinamento, jogos, desempenho ou coisas do gênero? E quando falo em conversar não quero dizer sobre as eventuais ameaças que têm sido feitas às atletas, como divulgado ontem pelo blog Cestinha (algo gravíssimo se comprovado). Será que eles sabem (repito isso) que Damiris está lesionada, que Adrianinha estava com problemas físicos e que Tati Pacheco, a ótima ala, voltou apenas recentemente às atividades?

erika1Dúvida 5: Não tem necessariamente a ver com a LBF, mas cabe o questionamento (sobre o fundamental monitoramento das atletas): melhor jogadora desta geração, Érika de Souza é a ÚNICA jogando no exterior no momento (está na Turquia). Zanon ou Vanderlei têm mantido contato com ela? Como está a temporada da pivô na Liga Turca? Alguém sabe?

São questões que eu sinceramente não sei responder. E se não sei responder é justamente porque as respostas não estão claras. Insisto que não concordo com tudo que o tal Colegiado de Clubes pede, mas pra mim está muito claro (e digo isso HÁ MUITO TEMPO) que a Confederação Brasileira, no caso Vanderlei e Zanon mesmo, praticamente não acompanha o dia a dia do basquete feminino brasileiro, gerando revolta nas agremiações, dúvidas sobre a coerência das listas apresentadas nos últimos anos e, o pior, uma série de imperfeições nas convocações (como no caso da lesionada Damiris).

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.