Topo

Bala na Cesta

Com NBB na Rede TV!, basquete ganha espaço na TV aberta - sensacional

Fábio Balassiano

02/12/2015 07h55

redetv1O basquete nacional brasileiro acaba de ganhar mais espaço na TV Aberta. Com as finais do NBB sendo exibidas na Rede Globo nos últimos anos, chegou a vez da Rede TV! (logo ao lado) apostar na modalidade com bastante força. A emissora fechou contrato de dois anos com a Liga Nacional de Basquete, e exibirá até 20 partidas do NBB nesta temporada (na próxima preciso, ainda, confirmar o número). O primeiro jogo será o clássico da cidade de São Paulo envolvendo Paulistano e Pinheiros neste sábado às 17h30, e a Nota Oficial no site da LNB formaliza isso inclusive (uma coletiva deve ser realizada ainda esta semana). A notícia foi inicialmente pelo blog Canhota 10 na semana passada. Ontem, pelo Twitter Ultras da Arena.

lnb1Não resta dúvida que esta é uma notícia sensacional para a Liga Nacional de Basquete (e para quem ama a modalidade também). Nesta temporada tivemos apenas um jogo exibido no Sportv (o da estreia entre Bauru e Flamengo, embora outros também estejam previstos – o canal CONTINUARÁ exibindo a competição, que isso fique claro), e a chegada da Rede TV! vem para alcançar um número interessante de telespectadores e complementar os esforços da LNB com os jogos que são exibidos em seu site oficial (exibidos com transmissão de ótima qualidade de imagem e também de conteúdo com o timaço formado pelo entusiasmado narrador Guilherme Maia, pelos comentaristas Cadum e Miguel Angelo da Luz e pela bela repórter Giovanna Terezzino).

nbb1Ter o NBB em TV Aberta não é importante apenas pela exibição de jogos aos sábados (o que por si só já seria excelente), mas principalmente pela diversificação de canais (agora teremos na aberta com a Rede TV, fechada com o Sportv e Web no site oficial) e pela possibilidade de a modalidade atingir um público diferente da que ela (modalidade) está acostumada. Isso trará ganhos absurdos de alcance para o esporte e fará com que a Liga Nacional consiga mostrar a eventuais patrocinadores um produto (já maduro) com ótima exposição em mídia (algo difícil aqui no país do monopólio do futebol). Agora é, literalmente, correr muito em cima dos patrocinadores, que fariam, em caso de concretização de negócio, as contas dos clubes ficar menos asfixiadas.

nbb2Por fim, vale dizer que o basquete, agora, atinge novo patamar. Que eu me lembre, jogos exibidos em TV Aberta na temporada regular só aconteceu com a Rede Bandeirantes e também com a Rede TV há quase uma década. Não resta dúvida que a turma da Liga Nacional merece mais uma salva de palmas.

A LNB conseguiu reconstruir a modalidade com calma, tem atingido, através dos clubes, ótimos resultados internacionais (recentes títulos da Liga Sul-Americana e Liga das Américas, amistosos na NBA e três Mundiais Interclubes consecutivos) e agora vai experimentar ter o NBB "saboreado" por um público completamente novo – e diferente. Isso é, sem dúvida, espetacular.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.