Topo

Bala na Cesta

Kobe Bryant anuncia aposentadoria ao final da temporada da NBA

Fábio Balassiano

29/11/2015 22h15

kobe1Muita gente já esperava (eu mesmo já havia escrito aqui), mas ontem à noite, pouco antes do jogo do Lakers contra o Indiana Pacers no Staples Center, Kobe Bryant fez o mundo parar mais um instante.

O camisa 24 anunciou que, sim, está parando de jogar ao final desta temporada em um belo e emotivo texto divulgado no Players Tribune (mais aqui). O abalo na internet foi tão grande que o site "caiu" devido ao número absurdo de acessos.

kobe4Aos 37 anos e em sua vigésima temporada, ficou claro para Kobe Bryant (e para todo mundo que viu algum minuto dos jogos do Lakers) que seu combalido corpo não suporta mais o ritmo frenético da NBA (ele vem de duas graves cirurgias seguidas, não custa lembrar). Os 12 jogos iniciais, os 15,7 pontos (sua pior média desde a temporada de novato) e os 31,5% não apontam um declínio apenas técnico, mas principalmente a dificuldade do cara que sempre buscou a excelência em conviver com um desempenho tão abaixo do (seu senso de) aceitável. Deve ser pra lá de frustrante (pra ele) ver que seu corpo não responde mais aos comandos que outrora sairiam facilmente, né? Para os jogadores medianos talvez seja possível conviver com isso. Para os extraclasse, não.

kobe2Kobe sabe que foi um dos melhores a já ter pisado em uma quadra de basquete (cada um que faça o seu ranking). Kobe, dono de cinco títulos e dois vice-campeonatos, sabe que teve uma das mais belas carreiras deste esporte. Genial, genioso, decisivo, um maníaco por treinamentos. Chamem como quiser. Se o final é triste, se o final está sendo doloroso (para ele e para quem o admira), a verdade é que o percurso (quase) todo foi belíssimo e quem pode acompanhar tem a certeza que valeu a pena. O camisa 24 do Lakers é um daqueles seres que honram o jogo, que dignificam o esporte, que fazem o basquete ser a mais emocionante das modalidades.

Foram inúmeras bolas para vencer o jogo. Foram incontáveis adversários batidos. Assim como os outros craques do esporte, Kobe só não conseguiu se desvencilhar de um rival – o tempo. Chegou mesmo a sua hora de parar. Chegou a hora de quem gosta dos grandes jogadores (mais do que de times) reverenciá-lo.

Abaixo a carta completa traduzida:

kobe1"Querido Basquete,

Desde o momento em que comecei a enrolar as meias do meu pai, arremessando de forma imaginária arremessos da vitória no Great Western Forum, sabia que uma coisa era real: me apaixonei por você.

Um amor tão profundo que me entreguei por completo. Da minha cabeça e meu corpo ao meu espírito e alma.

Um garoto de seis anos de idade se apaixonou profundamente por você. Nunca vi o fim do túnel. Apenas me vi saindo de um. Então eu corri. Corri para cima e para baixo em todas as quadras. Atrás de qualquer bola perdida por você. Você me pediu raça. Eu dei meu coração porque veio com muito mais.

Los Angeles Lakers guard Kobe Bryant(L) and ChicagJoguei cansado e machucado. Não por causa do desafio, mas porque você pediu. Fiz tudo por você, porque isso é o que se faz quando faz com que se sinta vivo como você fez comigo.

Você realizou o sonho de um menino de seis anos de ser um Laker. E sempre vou te amar por isso. Mas não posso te amar obsessivamente por muito tempo. Esta temporada é tudo que me restou para dar. Meu coração pode manter a batida, minha cabeça pode lidar com a rotina, mas meu corpo sabe que está na hora de dizer adeus.

kobeE tudo bem. Estou pronto para ir. Só quero que você saiba para que nós possamos gravar todos os momentos que vivemos juntos. Os bons e ruins. Nós demos um para o outro tudo que temos.

E nós sabemos, não importa o que farei depois, sempre serei aquele garoto, com aquelas meias enroladas, lata de lixo no canto, cinco segundos no relógio e bola na minha mão, 5 … 4 … 3 … 2 … 1.

Te amo para sempre, Kobe"

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.