Topo

Bala na Cesta

Agora com Dedé de técnico, Rio Claro aposta em gestão para ir bem no NBB

Fábio Balassiano

21/11/2015 07h09

dede1Rio Claro anunciou, na noite de quinta-feira, uma mudança em seu comando técnico. Marcelo Tamião volta a exercer a função de Diretor Técnico, e Dedé Barbosa, eleito o melhor treinador do último NBB por Limeira, assume as funções de quadra do time que tem, até o momento, a campanha de 1-4 e a lanterna da competição (veja aqui a classificação). É, sem dúvida, um movimento interessante da agremiação do interior de São Paulo, mas não o único que devemos ficar atentos neste início de temporada 2015/2016 por aqui.

rioclaroAlém dos bons reforços trazidos para a temporada (Gui Deodato, Teichmann, Fernando Penna e Daniel Alemão), em parceria com a agência de marketing esportivo Old Coach, o time de Rio Claro fez uma mexida geral na comunicação. Mexeu na logomarca (ao lado), pintou a quadra, lançou um manifesto (abaixo) e criou um ótimo posicionamento ("Protegidos pela Tradição") a partir de pesquisa com torcedores, comunidade local, jogadores e dirigentes.

manifesto"O esporte no Brasil vai mudar de patamar a partir da construção de grandes marcas. Dentro da quadra, você conquista o lado racional do torcedor, mas é fora dela que conquista o coração. Quando um time vira uma marca, ele deixa de depender apenas de resultados para ser sustentável. É para fazer essa transformação que estamos fazendo este trabalho com o Rio Claro", comenta João Fernandes, sócio-fundador da Old Coach.

O conceito "protegidos pela tradição" é um resgate à bela história da equipe 5 vezes campeã paulista (1987, 1991, 1993, 1994 e 1995), duas vezes campeã nacional (1992 e 1995) e campeã sul-americana em 1995. Ele passa tanto pelas décadas vitoriosas, quanto pelos anos de turbulentos para afirmar que, mesmo com todas as dificuldades, o basquete sempre sobreviverá na cidade, pois em Rio Claro ele tem um guardião.

logo2Para a construção da nova identidade visual o desafio foi redesenhar uma marca que representasse a transformação sem esquecer da tradição de Rio Claro no basquete. Aí surgiu, na Old Coach, a ideia de ter dois elementos principais: o leão, que representa a proteção, e a bola de basquete, que representa a tradição.

Na nova identidade, o azul ganha ainda mais destaque (ficou mais, digamos, forte, pesado). O novo uniforme e camisetas especiais para os torcedores estão sendo confeccionados, bem como o ginásio já está sendo "envelopado" (inclusive com a nova pintura da quadra). Além disso, o time está nas Redes Sociais (Instagram e Facebook) e promete apostar forte nas ações que reforcem o envolvimento com a cidade.

alvaro"A iniciativa de Rio Claro reforça a transformação das equipes em marcas e produtos esportivos. O novo posicionamento e as estratégias de marketing de Rio Claro ampliam a gestão esportiva para uma nova visão de negócio. A LNB aprovou o trabalho e está elaborando um plano de apoiar outras equipes no mesmo caminho. A cada temporada apenas uma equipe será campeã do NBB. Mas fora das quadras podemos ter vários campeões. Rio Claro entrou em uma nova etapa e pretendemos fazer dessa experiência um novo caso de sucesso da LNB", afirma Álvaro Cotta (foto), Gerente de marketing da Liga Nacional de Basquete.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.