Topo

Bala na Cesta

Com Harden e reforçado, Houston busca o sonhado título da NBA

Fábio Balassiano

30/10/2015 01h59

harden1A temporada do Houston na NBA que começou na quarta-feira com derrota em casa contra o Denver (105-85) e segue hoje contra o Golden State Warriors também no Toyota Center é uma das mais importantes da história da franquia (quatro dos cinco primeiros duelos, aliás, são diante da torcida).

Desde que conseguiu contratar James Harden três anos atrás os texanos vêm subindo degrau por degrau no Oeste. Suaram para entrar no playoff, entraram bem na pós-temporada e no campeonato passado só caíram para os campeões Warriors na final do Oeste. E para 2015/2016, haverá mais uma etapa da evolução dos Rockets, ou o núcleo formado por Daryl Morey não passa disso?

lawson1Se ano passado a grande dúvida era em cima de Kevin McHale (se o técnico era realmente apropriado para levar os Rockets longe nos playoffs – algo que ele comprovou, ganhando até uma extensão em seu contrato), para este é se a chegada dos reforços será suficiente para colocar o Houston de novo em uma final de NBA (a última foi em 1995). O "doidinho" Ty Lawson (foto) chegou para comandar a armação após ser mandado embora de Denver ao se envolver em inúmeros casos de embriaguez (o recém-chegado Lawson acabou empurrando o bom Patrick Beverley para o banco), o bom ala calouro Sam Dekker reforça o perímetro e o útil Marcus Thornton (que chegou a ter duas temporadas com 18+ pontos de média quatro anos atrás) pode ser uma boa solução para as bolas longas.

d12Isso tudo, claro, com um quinteto titular que já conta com o craque James Harden (e eu aposto no barba para ser o MVP, lembram?), Dwight Howard (espera-se que ele esteja bem em termos físicos), Terrence Jones e Trevor Ariza, um dos mais subestimados jogadores da NBA há anos, e um banco bem bom que conta com, além dos acima citados, Jason Terry, Donatas Motiejunas e Corey Brewer.

Como se vê, a nona folha salarial mais alta da liga traz com ela um dos elencos mais profundos e completos do planeta. São inúmeras opções (times leves, equipes mais pesadas, muito potencial físico etc.) que fazem do Houston um dos grandes favoritos ao título do Oeste. Resta saber se James Harden e companhia conseguem elevar ainda mais o nível para dar o próximo passo em relação à temporada anterior, avançando assim à tão sonhada decisão da NBA.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.