Topo

Bala na Cesta

'Milionário', Cleveland abre o cofre para enfim conseguir título da NBA

Fábio Balassiano

25/10/2015 02h36

tristan1Se tem um quesito que o Cleveland ganha de todos os times antes mesmo da temporada 2015/2016 da NBA começar é o da folha de pagamento. Ninguém tem um orçamento maior para o pagamento dos atletas que os Cavs, que ligaram o fo… dane-se para o teto salarial da liga, optaram por, sim, pagar a taxa de luxo (quando você fica acima do teto) e terão aproximadamente US$ 110 milhões comprometidos para o campeonato que está por vir (aí já contando com a incrível renovação de Tristan Thompson – foto – de US$ 82 milhões por cinco anos).

Dan GilbertO dono, Dan Gilbert (foto), não é totalmente maluco, mas sim obcecado por dar à cidade o inédito título da melhor liga de basquete do planeta. Como se vê, o patrão abriu a carteira para contratar quem fosse possível.

Pagou caro por Kevin Love e Tristan Thompson na posição quatro, não mediu (obviamente) esforços para segurar sua estrela maior (LeBron James) e ainda teve fôlego para obter os experientes Sasha Kaun (pivô), JR Smith, Mo Williams e Richard Jefferson. Nesta equação toda ainda estão os nomes de Kyrie Irving (lesionado, ele só retorna ao time mais pra frente), Anderson Varejão, Timofey Mozgov, James Jones e Matthew Dellavedova. Se havia algum possível buraco na composição do elenco da turma de Ohio, David Griffin, o gerente-geral, fez questão de tapá-lo.

lebron1Muita gente (inclusive eu, antecipando desde já o palpitão da temporada) acredita que chegou a hora de LeBron James e do Cleveland na NBA. Elenco, como se vê, há (de sobra). O núcleo é basicamente o mesmo que na temporada passada chegou à decisão (e perdeu do Golden State sem os lesionados Kevin Love, Anderson Varejão e Kyrie Irving, não custa lembrar), mas ir longe passa obviamente por LBJ estar em ótima condição física (ele mal entrou em quadra até agora devido a dores nas costas).

lebronNem ia, mas vale mencionar o bom trabalho defensivo de David Blatt do meio para o final da temporada. O treinador ficou muito nas manchetes quando a ESPN americana divulgou que LeBron não dava ouvidos para ele, mas isso não impede que falemos bem de seu trabalho, né? Por menor que seja o controle dele no vestiário (e pelo visto é mesmo LBJ que dá as cartas em quase tudo em Cleveland – até na renovação de Thompson ele influenciou ao colocar nas redes sociais que o cara era o futuro da franquia…), bagagem tática sabemos que Blatt tem e a melhora coletiva do Cavs durante a temporada foi muito significativa.

andyÉ assim que chega o 'milionário' Cleveland, que terá mais uma vez Anderson Varejão em busca de continuidade (já são quatro campeonatos seguidos com lesão, motivo pelo qual David Blatt disse que seu tempo de quadra será mais do que monitorado), para a temporada que começa na terça-feira. Como grandíssimo favorito ao título do Leste e na minha modesta opinião como eventual campeão da NBA. Seria a coroação de LeBron James e a realização do sonho do dono Dan Gilbert. Dinheiro não compra a felicidade, sabemos bem. Mas no Cavs os cheques do patrão fazem com que ela (felicidade) fique mais próxima de acontecer.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.