Topo

Bala na Cesta

Rivais, França e Espanha disputam semi do EuroBasket e vaga no Rio2016

Fábio Balassiano

17/09/2015 03h07

parker1Dia pra lá de importante no EuroBasket que está sendo disputado em Lille. A partir das 16h (ESPN e Sportv exibem), França e Espanha disputam a semifinal da competição. Mais do que a vaga na final, vale o carimbo no passaporte para as Olimpíadas de 2016. Como campeão e vice do torneio continental garantem vagas diretas nos Jogos, chegar à decisão dá direito a um espaço na Vila Olímpica sem se preocupar com o Pré-Olímpico Mundial em 2016. Na outra semifinal, que será disputada amanhã, Sérvia e Lituânia duelam após terem batido respectivamente a República Tcheca e Itália nesta quarta-feira.

gasol1O jogo de hoje envolvendo França e Espanha tem tudo para ser um dos melhores do ano no mundo FIBA. Claudicante no começo da competição (como sempre acontece aliás), a seleção espanhola jogou muitíssimo bem para eliminar a Grécia na terça-feira por 73-71. Contou com 27 pontos e 9 rebotes do fenomenal Pau Gasol, outros 18 de Nikola Mirotic e viu Vassilis Spanoulis sofrer com a marcação no perímetro (4/14 nos tiros e três desperdícios de bola). Do outro lado, os azuis sofreram muito no começo contra a Letônia, mas tiveram um inspirado Tony Parker (18 pontos e 6 assistências) pronto para resgatar a equipe e fazer a alegria da torcida local na vitória de 84-70.

nikolaO duelo desta tarde coloca frente a frente a nata do continente, com jogadores da estirpe de Tony Parker, Boris Diaw, Nicolas Batum, Pau Gasol, Sergio Llull, Nikola Mirotic (foto), entre outros. Se isso não fosse o bastante, há uma rivalidade imensa e bem antiga entre estas duas seleções já faz tempo. Desde 2009 os dois times se enfrentam em momentos bem importantes (exceção em 2010), com quatro triunfos para os espanhóis em seis oportunidades, e vale a pena relembrar:

EUROBASKET 2009 -> Na Polônia, a Espanha se sagrou campeã um ano depois de ter conseguido a prata nos Jogos Olímpicos. Para tanto, passou como um trator por cima da França, que tinha Tony Parker, Batum e Diaw, por 86-66 com direito a 28 pontos de Pau Gasol e outros 16 de Rudy Fernandez. Depois do triunfo contra os azuis, Grécia (82-64) e Sérvia (85-63) foram abatidas também facilmente.

EUROBASKET 2011 -> Na Lituânia, a Espanha não teve pena da França. Bateu o rival duas vezes, uma na fase de grupos por 96-69 e outra na final por 98-85, para conseguir outro caneco continental. Naquela competição, que marcou a estreia de Serge Ibaka com a camisa espanhola, Pau Gasol (20,1 pontos por jogo) e Juan Carlos Navarro (18,5 pontos de média no torneio) deram outro recado ao mundo ao mostrar que no ano seguinte em Londres continuariam fortes – como de fato continuaram ao conquistar a prata nas Olimpíadas de 2012.

batumOLIMPÍADA DE 2012 -> No vídeo aqui o mais duro golpe levado pelos franceses. Completa, a França tinha perdido apenas dos EUA na estreia dos Jogos de Londres. Passou, depois disso, por França, Lituânia, Tunísia e Nigéria para se garantir na segunda colocação da chave. Só não esperava cruzar contra a Espanha logo nas quartas-de-final. Foi o que aconteceu, e até hoje os azuis juram de pés juntos que os espanhóis perderam de propósito do Brasil para evitar um precoce confronto contra os norte-americanos antes da decisão dos jogos. Na quadra, Nicolas Batum desferiu um soco em Rudy Fernandez após ver a vaga nas semifinais escorrer pelos dedos com a derrota de 66-59, com direito a um agônico 15-6 para os espanhóis no último período. Naquele jogo Marc Gasol teve 14 pontos e Tony Parker e Batum chutaram muito mal – 9/32. No final das contas, a (discutível) estratégia espanhola deu certo, e a equipe bateu a Rússia (67-59) antes de medir forças (e perder) dos EUA na decisão do ouro (107-100).

EUROBASKET 2013 -> Foi a partir deste ano que a maré começou a virar pas os franceses. Na Eslovênia, Tony Parker teve uma atuação magistral (32 pontos) para guiar a sua equipe a uma incrível vitória por 75-72 na semifinal contra a Espanha. Foi a primeira vitória da geração de Parker contra Gasol e companhia. Empolgada, a seleção francesa bateu a Lituânia por 80-66 na decisão para conquistar o caneco pela primeira vez na sua história.

MUNDIAL DE 2014 -> Eis a grande vitória francesa contra a Espanha nos últimos anos. No Mundial disputado no país rival, os franceses, mesmo sem Tony Parker, eram azarões nas quartas-de-final contra os espanhóis em Madri. Mas com uma estratégia brilhante que previa a redução de posses de bola do rival e congestionamento total do garrafão com o gigante Rudy Gobert ao centro, os azuis fizeram 65-52, avançaram às semifinais, frustraram o plano dos espanhóis de chegar à decisão em casa e no final das contas ainda ficaram com a medalha de bronze na Copa do Mundo. Baita resultado para Boris Diaw e Nicolas Batum, os líderes da campanha francesa no ano passado.

Quem vence logo mais em Lille, consegue arriscar? Colocaria minhas suadas fichas na França. E vocês?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.