Topo

Bala na Cesta

Com problemas financeiros, Limeira está fora do próximo NBB

Fábio Balassiano

17/09/2015 13h10

limeiraInfelizmente a notícia não é boa para o basquete brasileiro. Com problemas financeiros, Limeira está fora do próximo NBB. A informação, apurada por este blog em primeira mão, foi confirmada pela Liga Nacional de Basquete, que em breve emitirá Nota Oficial a respeito disso e que agora trabalha para ajustar a tabela de jogos com 15 times. O campeonato começa no dia 3 de novembro com o duelo entre Bauru e Flamengo, finalistas do certame passado.

cassio1Semifinalista da temporada passada, Limeira tem um dos melhores elencos do Brasil. Tinha mantido a base e ainda conseguiu trazer Douglas Nunes para reforçar o grupo, mas devido a crise financeira não conseguirá disputar o NBB. Os atletas já foram avisados e liberados para procurar time para a temporada.

Vale lembrar que Limeira é o time do atual presidente da Liga Nacional de Basquete, Cassio Roque (foto). A saída limeirense, por linhas tortas (e bem tristes), evidencia algo que já venho falando há tempos – sobre a falta de planejamento e estrutura da maioria das equipes brasileiras. Equipes que ficam nas mãos de um único patrocinador – e quando o investidor sai, a agremiação fecha a porta.

nbb_nba1Quem tiver curiosidade, é só clicar aqui, aqui, aqui, aqui e aqui para reler o que já escrevi sobre o tema nos últimos meses. É chato, é repetitivo, bato nesta tecla praticamente sozinho (gestão), mas está claro que algo precisa ser repensado no NBB também do lado de fora da quadra. Quase todos os clubes enfrentam problemas financeiros graves, e a própria LNB não tem um patrocinador forte já há três temporadas (muito tempo, não?).

nbb7A parceria com a NBA iniciada em setembro de 2014 (e divulgada pelo blog em primeira mão) chancela o bom trabalho que foi feito nos primeiros sete anos que tinham como objetivo básico (e alcançado) retirar a modalidade da lama em que se encontrava. Ao mesmo tempo, o NBB não tem conseguido dar o próximo passo – que é o de subir de patamar, transformar-se efetivamente em um bom produto com equipes pra lá de sustentáveis.

dedeLimeira manterá o time Sub-22 que está disputando a Liga de Desenvolvimento (LDB) até o final do ano e tentará se reestruturar para retornar na próxima temporada do NBB em 2016/2017 através da Liga Ouro (Segunda Divisão). Com a saída da equipe, nenhum time que jogará o campeonato de 2015/2016 será rebaixado, com o campeão da Liga Ouro subindo para formar novamente o NBB com 16 agremiações.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.