Topo

Bala na Cesta

O 'impossível': Venezuela conquista a Copa América

Fábio Balassiano

13/09/2015 08h28

fiba1

fiba3E a Venezuela concretizou o "impossível" no sábado à noite na Cidade do México. Venceu Canadá na sexta-feira (relembre aqui), se classificou para a olimpíada do Rio mesmo sem estar com sua principal estrela (o bom armador Greivis Vasquez, da NBA) e ontem venceu a Argentina por 76-71 (14 pontos de John Cox e 15 do decisivo Guillet) para conseguir o inédito título da Copa América para o país.

fiba2Trata-se, podem estar certos, de uma das maiores surpresas do basquete nos últimos tempos. A Venezuela entrou na Copa América com pretensões pra lá de modestas, e conseguir uma vaga no Pré-Olímpico Mundial já seria um feito imenso – imenso mesmo. Obter a vaga direta e batendo um time com 9 jogadores da NBA como foi o Canadá foi algo de outro mundo. Ganhar, depois de triunfar em cima dos canadenses, o caneco da competição, foi a concretização de algo totalmente improvável.

Parabéns ao treinador Nestor Garcia e seus atletas! Voltarei a Che Garcia amanhã mesmo neste blog com um texto mais profundo sobre o trabalho tanto dele quanto do não menos excelente Sérgio Hernandez, o Ovelha, da Argentina. Enquanto isso, vale ver os melhores momentos da partida de ontem e aplaudir a Venezuela.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.