Topo

Bala na Cesta

Segunda etapa da LDB começa hoje em três cidades

Fábio Balassiano

25/08/2015 01h27

ldb1Tem início hoje a segunda etapa da Liga de Desenvolvimento de Basquete, a LDB. Com três sedes simultâneas (São Paulo, Bauru e Minas), as 24 equipes que disputam a temporada 2015 da maior competição de base do país estarão divididas nestas localidades e farão, cada uma, mais quatro jogos entre esta terça e sexta-feira.

Como falei aqui da vez passada, ainda são três as equipes invictas – Pinheiros, Minas (estas duas agremiações atuarão em casa aliás) e Limeira (7-0). Logo depois, com 6-1, figuram Basquete Curitiba e Brasília. Fechando o grupo dos 8 que avançariam à fase final estão, com 5-2, Franca e Pequeninos Rhema (o time da Paraíba uma das surpresas do torneio até o momento), e Rio Claro (4-3).

germanoLembrando que entre os 24 participantes da LDB está a seleção brasileira Sub-17 que se prepara para o Sul-Americano de Resistência, Argentina (13 a 19 de setembro). Em Bauru, o grupo de André Germano (também assistente-técnico de Guerrinha na equipe adulta bauruense) enfrentará Franca, Limeira, Bauru e Rio Claro, adversários bem fortes sem dúvida alguma. O torneio em solo argentino classifica os três primeiros para o Pré-Mundial de 2016, que por sua vez qualifica quatro seleções para o Campeonato Mundial Sub-19 de 2017.

minas1Vale, mais uma vez, ficar de olho na molecada Sub-22 que participa do torneio (o maior de base do país e o "xodó" do blog, vocês sabem bem). Seria muito interessante se a Confederação Brasileira monitorasse de perto os jovens que estão surgindo nesta edição da LDB (algo que duvido que fará, mas não custa relembrar que esta deveria ser obrigação da entidade máxima…) e, também, que boa parte destes garotos fosse aproveitada na próxima temporada do NBB ou da Liga Ouro.

limeira1Uma boa alternativa para isso, aliás, poderia ser a criação, como existe na Espanha, de equipes B nas divisões de acesso. Times como Minas B, Paulistano B, Limeira B, Flamengo B, Pinheiros B, entre outros, poderiam aumentar a quantidade de participantes da Liga Ouro, fazendo com que o certame fosse mais longo, e faria com que boa parte dessa molecada jogasse mais vezes em um nível mais alto que apenas os torneios regionais de base (que em sua maioria são bem fracos).

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.