Topo

Bala na Cesta

Convocação pro Pré-Olímpico 'indica' que vaga no Rio-2016 está garantida

Fábio Balassiano

01/08/2015 00h25

ruben1A Confederação Brasileira anunciou a convocação da seleção masculina para o Pré-Olímpico do México (31/8 a 12/9). Rubén Magnano chamou 15 atletas e sua lista dá a entender que a vaga olímpica está garantida.

E explico: dos 15 nomes não há nenhum jogador da NBA (Leandrinho, Splitter, Nenê etc.), Marcelinho Huertas e os também experientes Alex, Giovannoni e Marcelinho Machado (homens de confiança do treinador). Aí vem o básico: caso Magnano tivesse uma mínima dúvida se a FIBA garantiria o Brasil na Olimpíada de 2016 no começo de agosto em sua reunião não creio que o treinador NÃO ousaria deixar suas principais estrelas de fora do Pré-Olímpico.

bras3É óbvio que não dá pra garantir, até porque essa relação entre CBB e Federação Internacional azedou muito depois que a Confederação Brasileira deu o famoso e pouco bacana calote na FIBA na questão do convite pra Copa do Mundo masculina de 2014, mas acho pouquíssimo provável que Magnano e a entidade máxima do esporte no país não tenham recebido uma sinalização positiva em relação a aceitação da proposta feita pelos dirigentes brasileiros em Toronto. O técnico, tão precavido, certamente não correria um risco desnecessário caso não tivesse uma confirmação cristalina (e isso é uma opinião minha, não uma informação, que fique claro).

luz1Com isso, a convocação (ótima por sinal) manteve a jovem (e forte) base do Pan-Americano de Toronto (time conquistou o ouro), trouxe os não menos jovens Deryk Ramos (armador de Limeira), Danilo Fuzaro (ala do Minas) e Ronald (pivô do Brasília), e colocou o ala Marquinhos, do Flamengo, para dar um pouco mais de força e sustentação na ala a um time que ganhará bastante rodagem jogando contra equipes fortíssimas no Pré-Olímpico (exatamente o que essa molecada precisa mesmo). Aliás, o interessante é que tudo leva a crer que Rafael Luz, Benite e Marquinhos, prováveis titulares das posições 1 a 3, são jogadores do Flamengo (Rafa Luz – foto – foi anunciado ontem e chega para o lugar do argentino Nicolas Laprovittola, que vai para o lituano Rytas mesmo).

olivAbaixo a lista completa:

Armadores: Rafael Luz, Deryk Ramos, Ricardo Fischer e Larry Taylor

Alas: Vitor Benite, Marquinhos, Leo Meindl, Danilo Fuzaro e Marcus Toledo

Pivôs: JP Batista, Olivinha, Ronald, Rafael Mineiro, Rafael Hettsheimeir e Augusto Lima

Gostou da lista? Melhor que a convocação em si é, aparentemente, constatar que enfim a vaga olímpica para o basquete brasileiro saiu mesmo, né? Comente aí!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.