Topo

Bala na Cesta

No Pré-Olímpico, Iziane retorna, Izabela pela 1ª vez e base do Pan mantida

Fábio Balassiano

23/07/2015 13h20

zanon1O Pan-Americano terminou pra seleção feminina com o vexatório quarto lugar (derrota para Canadá na semi e Cuba no jogo do bronze). Passaram poucos dias e o técnico Zanon fez nova convocação para o Pré-Olímpico do Canadá.

A competição será entre 9 e 16 de agosto e confirmará apenas o campeão no Rio-2016 (Pré-Olímpico Mundial em 2016 para vice-campeão, terceiro e quarto lugares). Não custa lembrar que até o momento o Brasil NÃO tem vaga garantida nos Jogos devido às pendências financeiras da CBB com a FIBA (mais aqui).

iza1A lista divulgada ontem pela CBB mostra que a base do Pan-Americano foi mantida (9 das 12 atletas que estiveram em Toronto permanecem pro Pré-Olímpico), apresenta a (esperada) volta de Iziane , traz o retorno de Nádia Colhado (dispensada do Atlanta Dream, da WNBA) e promove a estreia de Izabela Nicoletti na seleção adulta. Resumindo: saíram Tássia, Cacá e Fabi Caetano para as chegadas de Iziane, Izabela e Nádia.

Sobre Izabela Nicoletti, vale lembrar. A jovem da foto (camisa 6) foi um dos destaques da Copa América Sub-16 terminada há pouco no México. Líder do time vice-campeão (mais aqui e aqui), a armadora de 15 anos e 1,80m teve um torneio brilhante com 21,4 pontos, 5,4 rebotes e 3,6 assistências de média, chamando a atenção de todos (de Zanon a olheiros interessados em levá-la às universidadades dos EUA).

erika4Antes de prosseguir não custa citar: o Brasil jogará sem suas três principais atletas. Érika, Damiris e Clarissa, que formam um dos melhores garrafões do mundo, estão na WNBA e não aparecem na lista. Como transparência não é o forte da entidade máxima é impossível saber o motivo disso. Cabe, porém, dizer que o Pré-Olímpico é uma competição oficial e muitas vezes as atletas saíram de suas temporadas na liga norte-americana para atuar pela seleção (aqui um exemplo de Érika recente). O que houve dessa vez? Será que a CBB entrou em contato com as equipes e atletas para alinhar tudo previamente? Ou deixou tudo correr solto?

vanderleiPor isso é com elenco bem fraco e sem as três melhores jogadoras em atividade no país que o Brasil irá ao Canadá brigar por uma vaga olímpica. As chances não são boas e é bem improvável que o time de Zanon consiga derrotar as donas da casa em uma eventual/possível final tendo em vista o basquete apresentado e o que as novas peças trazem ao tabuleiro.

Nádia tem mobilidade e potencial atlético. Izabela é uma menina de 15 anos (espero que não joguem esta pedra preciosa ao fogo tresloucadamente). Iziane tem mais talento que as alas que foram ao Pan-Americano e trará alguma qualidade ao emperrado ataque de Zanon. Mas o problema do basquete feminino não se resolve com elas três.

nunes1A preparação, de menos de 20 dias, terá poucos treinamentos, jogos desnecessários contra o Chile (será que NUNCA vão organizar amistosos razoáveis para elas?), uma falta de senso de urgência incrível por parte das meninas, fundamentos mal trabalhados e um tenebroso preparo psicológico para enfrentar situações difíceis. O Pan-Americano foi ruim. O Pré-Olímpico não deve ser muito diferente disso.

Como ninguém da CBB liga para as meninas tudo permanecerá como está. Como as próprias atletas nada fazem, a situação tende a piorar no futuro.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.