Topo

Bala na Cesta

Sobre a saída de Tom Thibodeau do Chicago Bulls

Fábio Balassiano

30/06/2015 01h00

tom31Acabou que os assuntos se acumularam e não falei sobre a saída de Tom Thibodeau do comando técnico do Chicago Bulls na NBA. Foram cinco temporadas completas (255-139, 64,7% de aproveitamento), todas com ida ao playoff (23-28, 45,1% de aproveitamento) e no final o gosto amargo de o treinador não ter levado a franquia às finais da liga pela primeira vez em (agora) quase 20 anos (1998 foi a última, lembramos bem da Era Jordan, né?).

thibs1Fui e sou contra a demissão de Thibs pelo fato de o técnico nunca ter pego uma equipe completa para treinar durante a temporada com as seguidas lesões de Derrick Rose e por acreditar que o time, com as chegadas de Pau Gasol e Nikola Mirotic, tinha muito a crescer no próximo campeonato. Mas é possível entender bem o movimento da diretoria do Chicago ao ler o release que está no site citando problemas internos inclusive. Mas não foi só isso. A frase do presidente Gar Forman é bem explicativa: "Quando contratamos Tom em 2010 ele era o comandante certo para o time e sistema que tínhamos. Para seguirmos crescendo uma mudança na forma de dirigir era necessária".

fred1Por isso chegou Fred Hoiberg (cinco anos, US$ 25 milhões no imenso contrato), ex-jogador do Chicago inclusive (entre 1999 e 2003, sem muito brilho). Como técnico, Hoiberg ficou entre 2010 e 2015 na Universidade de Iowa State e conseguiu quatro participações no Torneio Nacional (o March Madness). Mais do que a performance de vitórias e derrotas, o que animou a diretoria do Bulls foi a forma que ele conseguiu dirigir a equipe no circuito universitário: aliando velocidade, tiros de três sem cerimônia (quase 40% dos arremessos do time na última temporada foram de fora) e, claro, muita pressão defensiva. Isso foi explicado em ótima e bela análise do blog Olho de Chicago, e você pode ler clicando aqui.

fred2Não foi, portanto, uma simples mudança de técnico. Foi uma mudança de conceito, de filosofia, de enxergar um jogo que tem mudado. Certamente impulsionada pelo crescimento de times como Golden State e Houston Rockets, que usam bastante as estatísticas (analytics) para evoluir ano após ano, a diretoria do Chicago acreditou que trocando um técnico, digamos, mais "old-school" (à moda antiga) por alguém com uma visão diferente do basquete os resultados surgirão mais rapidamente. É um risco, mas um risco que a franquia avaliou como sendo válido para a qualidade do elenco que há nos Bulls e por uma ausência em finais há quase duas décadas.

fred3Se vai dar certo ou não é impossível dizer. Do meu canto ainda acredito que Thibodeau poderia dar outra cara aos Bulls desde que a franquia fizesse as aquisições necessárias. Mas ele não está mais lá, sua troca foi compreensível e é imperativo dar chance a Fred Hoiberg de ajeitar a casa por lá. Para tanto, é fundamental que algum matador de bola no perímetro seja contratado. Do contrário, o jogo que o novo comandante tanto gosta não surtirá efeito.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.