Topo

Bala na Cesta

De fora, a chance de Varejão aumentar ainda mais a popularidade no Cavs

Fábio Balassiano

03/06/2015 03h17

andy4Olhando de longe pode parecer estranho que Anderson Varejão esteja sendo tão falado nos sites e fóruns de Cleveland nesta véspera de final da NBA. Lesionado novamente, o brasileiro é ausência quase certa (muita gente diz que os Cavs levarão seu uniforme na bagagem, mas eu não creio que ele entre em quadra) na decisão da NBA que começa amanhã em Oakland a partir das 22h (ESPN exibe). Mesmo assim seu nome é um dos que recebe mais carinho por parte dos torcedores.

andy1É uma relação até certo ponto difícil de ser compreendida por nós, brasileiros, quase sempre imediatistas e emocionais demais. No país, Varejão seria chamado de quinhentos nomes pouco educados pelo fato de ter jogado apenas 172 das 394 partidas do Cleveland entre as temporadas 2010/2011 e a vigente (2014/2015). Menos da metade portanto devido a cinco lesões seguidas e em diferentes partes de seu corpo. Em Ohio, ninguém parece ligar tanto para isso. Em suas redes sociais o carinho é imenso. Durante os jogos, toda vez que ele aparece os aplausos se intensificam. Seus companheiros o apoiam na recuperação a cada segundo. Um exemplo de civilidade acima de tudo.

A VOLTA POR CIMA DE LEANDRINHO NO GOLDEN STATE

andy2Não é um momento fácil para Varejão, no entanto. Presente na única final do Cleveland até então, o brasileiro era o titular da equipe até se machucar. Seria a chance de lutar na quadra da mesma maneira que fizera em 2007 (derrota contra o San Antonio Spurs. A lesão no tendão, uma pena, foi mais forte que ele e suas funções acabaram reduzidas a transmitir a experiência de quem tem mais de uma década de NBA (todas no Cavs) a quem está chegando agora (Dellavedova, Kyrie Irving, Tristan Thompson etc.), papel bem menor do que o impacto que ele poderia trazer marcando Andrew Bogut e Draymond Green, por exemplo.

SEM EXPERIÊNCIA, COM PROBLEMAS? NENHUM JOGADOR DO WARRIORS PARTICIPOU DE FINAL DA NBA

andy6Está claro que não era bem assim que Anderson gostaria de ajudar o Cleveland na decisão que começa amanhã. Varejão gostaria de lutar, brigar por rebotes, defender loucamente como sempre fez. Foi assim que ele encantou a todos em Ohio. Aparentemente, porém, isso não será possível, mas o jogador continua recebendo o carinho que merece por ser o mais antigo do elenco do Cavs.

Sua trajetória de luta, quedas e sacrifícios pode ganhar ainda mais popularidade caso o seu Cleveland consiga conquistar o inédito título da NBA. A seu modo, Anderson Varejão terá importância imensa no troféu.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.