Topo

Bala na Cesta

A brilhante temporada de Augusto Lima na Espanha

Fábio Balassiano

27/05/2015 13h00

augusto2Terminou a temporada 2014/2015 para três dos quatro brasileiros da Liga ACB espanhola. Marcelinho Huertas, que ontem completou 32 anos, ainda está disputando o caneco pelo seu Barcelona (enfrenta o DKV Joventut nas quartas-de-final), mas já há gente de férias. Rafael Luz teve 6,6 pontos e 3,6 assistências pelo Rio Natura em 22 minutos. Raulzinho, em sua primeira temporada pelo Murcia, saiu-se com 8,9 pontos e 3,9 assistências também em 22 minutos por jogo. Foram campeonatos razoáveis dos armadores. Quem jogou muito, muito bem mesmo foi Augusto Lima, ala-pivô também do Murcia.

augusto1Conversei com ele no começo da temporada (outubro de 2014 – mais aqui), e desde então passei a seguir ainda mais atentamente seus passos. Com alguns altos e baixos no começo de 2015, Augusto terminou o campeonato com excelentes 10,4 pontos, 7,2 rebotes, 1,1 toco, 1,6 roubo de bola e 54% de aproveitamento nos arremessos de quadra nos 24 minutos de média em que esteve em quadra. Números que o colocaram simplesmente como o terceiro melhor em eficiência (16,6) da segunda melhor liga de basquete do planeta, atrás apenas de Andy Panko e Marko Todorovic. Ele está, obviamente, entre os melhores da Liga ACB, ficando entre os 5 do prêmio de MVP (votado pelo público, é verdade) mesmo sem ter levado a sua equipe aos playoffs (o Murcia ficou em décimo, batendo na trave com a campanha de 17-17).

augusto3Isso tudo, é bom lembrar, depois de ter passado por alguns sustos em sua curta carreira. Aos 23 anos, Augusto era visto como uma das jóias do Málaga logo que chegou na Espanha. Foi emprestado seguidamente, evoluiu em fundamentos e monitorado por times da NBA até a boca do Draft de 2013. Com problema nas costas, sua posição foi despencando na seleção das franquias da NBA. Ele teria que recomeçar – e longe do Málaga.

Contratado pelo Murcia na temporada passada, Augusto manteve o seu estilo de força nas enterradas e fúria nos rebotes. Melhorou ainda mais nos fundamentos e pouco a pouco foi recobrando a confiança para também arremessar de média/longa distância. Passou a ser amado pelos torcedores vermelhos e figurinha fácil nas melhores jogadas da semana da Liga ACB. Ganhou respeito, tempo de quadra e novamente os olhares dos maiores times do mundo e da seleção brasileira se abriram para ele. Seus frutos já estão sendo colhidos.

augusto5Augusto foi convocado por Rubén Magnano para o Pan-Americano de Toronto (em breve uma análise maior da lista) e tem seu nome cogitado em gigantes como Olympiacos, vice-campeão da Euroliga. Que ele prossiga assim. Seus últimos passos foram muito bons. Agora é esperar que os próximos também o sejam. De seu talento ninguém duvida mais. Caso continue evoluindo, seu futuro será brilhante como já foi a temporada 2014/2015 no Murcia.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.