Topo

Bala na Cesta

NBA vê apenas dois pivôs dos EUA nas semifinais de conferência

Fábio Balassiano

04/05/2015 01h52

mozgovAs semifinais de conferência começaram ontem com a vitória do Washington contra o Atlanta fora de casa por 104-98 e com o Golden State Warriors batendo o Memphis facilmente na Califórnia por 101-86 (Wizards e Warriors, aliás, estão invictos no mata-mata após cinco partidas). Hoje os duelos seguem com o Cleveland abrindo o ginásio para receber o Chicago e o Houston recebendo o Clippers.

ANÁLISES E PALPITES DO OESTE!

E NO LESTE, O QUE SERÁ QUE DÁ?

Mais impressionante que os jogos deste domingo foi notar, quando fiz as análises das quatro séries das semifinais de conferência da NBA, que teremos apenas dois pivôs titulares nascidos nos Estados Unidos nas oito equipes que ainda disputam o título da temporada 2014/2015 da melhor liga de basquete do planeta (DeAndre Jordan e Dwight Howard, que por uma dessas coincidências se enfrentam a partir de hoje). Veja só na tabela abaixo os "cincões" que ainda estão jogando na temporada 2014/2015.
pivos

O cenário é bem diferente do da temporada passada. Em 2013/2014, seis dos oito pivôs titulares que estavam nas semifinais de conferência da NBA eram norte-americanos. Apenas Tiago Splitter (brasileiro do San Antonio) e Marcin Gortat (polônes do Washington) é que representavam os estrangeiros. Olhem só:
pivos2

bogutÉ óbvio que isso tudo faz parte do processo de globalização da NBA (e David Stern, o ex-comissário da NBA e grande idealizador da "abertura" do mercado", certamente deve adorar quando este tipo de situação acontece), mas é realmente impactante notar que uma posição dominada por norte-americanos por quase meio século agora esteja praticamente nas mãos de estrangeiros.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.