Topo

Bala na Cesta

A promessa de um sensacional jogo 7 entre Clippers e Spurs - quem vence?

Fábio Balassiano

02/05/2015 01h42

clippers1A melhor série da primeira fase do playoff da temporada 2014/2015 da NBA tem o desfecho que todo mundo que gosta de basquete gostaria (todo mundo que gosta de basquete e que não torce pelos dois times – estes gostariam que já tivesse acabado a favor de suas equipes).

San Antonio Spurs e Los Angeles Clippers jogaram muita bola desde o começo da pós-temporada, venceram 3 jogos cada e fazem hoje, sábado, 21h, o decisivo jogo 7 de um duelo que já entra na galeria dos épicos da história da liga.

redickO Clippers jogará em casa (ia dizer diante de sua fanática torcida, mas seria mentira), e isso por si só já é uma vantagem dos jogos 7 (dados a seguir). Além disso, já esteve contra a parede duas vezes (perdendo de 2-1 e de 3-2 jogando no Texas), mostrou poder de reação (principalmente no jogo 6, vencido na quinta-feira por 101-92) e chega bastante confiante para o duelo. Além de Chris Paul (18,7 pontos e 9,9 assistências) e Blake Griffin (24,2 pontos, 13,2 rebotes e uma fome de vencer descomunal), líderes técnicos da equipe que realmente têm jogado muitíssimo bem, destaque para JJ Redick (foto à direita), que fez 19 pontos no jogo 6 e tem média de 13,9 pontos no confronto contra o Spurs deixando os rivais bem loucos com suas movimentações fora da bola e encontrando espaços livres para fazer o que sabe melhor (arremessar de longe). Seu posicionamento está cada vez melhor, e deixá-lo chutar não é a melhor situação pro Spurs.

parkerPelo lado do San Antonio, é óbvio que há um clima de abatimento pelo fato de a série já poder ter sido fechada na quinta-feira. Mas conhecendo Gregg Popovich dá pra imaginar que a frustração terminou na sexta-feira mesmo. Ao Spurs, é muito recomendável um cuidado maior nos picks de Chris Paul (se é que é possível pará-lo) e maior rendimento de Tony Parker (foto à esquerda). A média de 9,3 pontos e 3 assistências é ruim, mas não é só isso. O francês tem sido engolido por Paul na defesa (não consegue marcá-lo nem brincando) e alguns dos melhores momentos texanos na série vieram justamente com Patty Mills em quadra no seu lugar. Ter Parker na melhor condição possível é essencial para sair do Staples Center com a vitória – e não com a eliminação.

jordanPara não deixar passar: quantos lances-livres cobrará DeAndre Jordan logo mais? O pivô, com a surreal média de 10,7 tiros da marca fatal cobrados por jogo até aqui, certamente será alvo da chatíssima-porém-lícita tática de Gregg Popovich. Como ele lidará com isso em um jogo sete, em uma partida de muita expectativa e responsabilidade? Falei isso nas redes sociais e repito aqui: em um duelo que tem Chris Paul, Blake Griffin, Kawhi Leonard, Tim Duncan e Tony Parker, é DeAndre Jordan o personagem mais falado da série.

timesNa história da NBA já houve 119 jogos 7 em playoff. Destes, apenas em 24 ocasiões o time visitante venceu (aqui a lista completa). Como detalhe interessante, uma única vez o Spurs venceu longe de casa. E foi justamente contra o New Orleans em 2008 por 91-82. Na época, o New Orleans era o time de Chris Paul. O total do Clippers em jogos 7 é de 2-2, sendo que venceu os dois últimos (a partir de 2012, quando o núcleo Chris Paul, DeAndre Jordan e Blake Griffin se formou). O do Spurs é 4-5. O último triunfo foi ano passado, no primeiro round contra o Dallas. O revés mais recente ninguém esquece – foi o da final de 2013 contra o Miami na Flórida.

Cartas na mesa. Quem vence o jogo 7 logo mais: Spurs ou Clippers? Diga aí!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.