Topo

Bala na Cesta

Em jogo fraco, América-PE abre final da LBF com vitória contra Americana

Fábio Balassiano

18/04/2015 12h05

tifEram as duas melhores equipes do basquete feminino brasileiro. Era a base da seleção brasileira adulta potencializada com algumas gringas bem boas (Tiffany Hayes, dos Estados Unidos, e Ariadna, de Cuba, por exemplo). Era um ginásio lotado. E mesmo com tudo isso a primeira partida da decisão da LBF foi fraquíssima (para ser educado).

O América até que venceu o Americana por 74-67, abrindo 1-0 na série e ficando a um novo triunfo de conquistar o título, mas quem viu a peleja pela televisão ou do ginásio do SESC em Recife ficou triste, bem triste.

tif2Foram, ao todo, incríveis 33 desperdícios de bola (quase um por minuto e um por três posses de bola, um absurdo só!), pouquíssimas assistências (17 em 51 arremessos convertidos, baixíssimo índice que prova que a bola rodou pouco) e baixo aproveitamento nos arremessos (menos de 40% nos arremessos de dois pontos). O segundo tempo até que foi melhor (44-38 pro América), mas no final das contas o nível técnico apresentado ficou muito abaixo da crítica (bem abaixo mesmo!). A única que realmente se salvou foi a excelente norte-americana Tiffany Hayes (ela nas duas primeiras fotos do texto), ala do América que contribuiu com 20 pontos (alguns em momentos fundamentais).

TrovoadaO Basquete Feminino deveria pegar o jogo deste sábado e fazer um simpósio a partir dos momentos do que se viu nesta manhã em Recife. Decisões equivocadas, leitura de jogo deficiente, defesas ruins, fundamentos mal lapidados, erros básicos (passes, dribles etc.), correria desmedida e pouca utilização das pivôs. Conteúdo não faltaria, garanto a vocês. E escrevo isso com muita dor no coração. Sou um dos poucos que ainda acompanha a modalidade por aqui, o faço porque realmente gosto (e não por "obrigação" jornalística) e torço muito para que as coisas melhorem muito por aqui. Mas não dá pra dourar a pílula de algo tão óbvio. O nível técnico apresentado hoje de um modo particular e no campeonato de forma mais ampla está muito ruim!

americaO jogo 2 será no próximo sábado em Americana (10h). Nova vitória garante o segundo título em três anos para o núcleo que está no América-PE (antes no Sport-PE). Para a equipe do técnico Antonio Carlos Vendramini, que viu a sua série invicta de oito jogos de playoff ruir, só uma vitória interessa para manter a chama do bicampeonato acesa.

Viu o jogo? Gostou? Comente aí!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.