Topo

Bala na Cesta

A reta final da temporada regular do NBB - o que ainda está em jogo?

Fábio Balassiano

25/03/2015 15h46

nbbJá estamos quase em abril e quem acompanha as temporadas do basquete sabe como funciona. É mês de playoff, é quando começam os jogos mais importantes do ano e as grandes as histórias surgem. No NBB não é diferente. Faltando pouco menos de 20 dias para o início da pós-temporada, vamos ao que ainda está em jogo no maior torneio do país:

1) Liderança da fase de classificação -> Pode parecer pouca coisa, mas este ano terminar em primeiro na temporada regular vale muita coisa. Os playoffs continuam em melhor de cinco partidas, mas as finais mudaram de formato (melhor de três agora). Fechar na liderança é, portanto, fundamental. Apenas dois times brigam por isso (Limeira e Bauru). E a vantagem fica com os bauruenses.

guerra6Com 25-2, os comandados de Guerrinha (foto à esquerda) vêm de 22 vitórias consecutivas (recorde do NBB) e, para não depender de ninguém, se garantem na ponta caso vençam dois de seus três jogos finais (Mogi e São José em casa – Pinheiros em SP). Com 24-4, os limeirenses têm Macaé e Flamengo no Rio de Janeiro. Precisam vencer os dois e torcer para Bauru perder dois de seus três duelos (algo difícil para quem perdeu duas em TODO certame).

paco42) G4 -> Aqui, sim, a briga é bem boa. Limeira e Bauru (independente da ordem entre eles) já estão garantidos no G4 (e os quatro primeiros, lembremos, vão folgar na primeira rodada do playoff).

Restam, portanto, duas vagas aqui. Mogi, com 19-7, se garantiu também, mas tem quatro duelos longe de casa para permanecer em terceiro (Flamengo hoje, Macaé, Bauru e Franca). Resta uma equipe então. E a disputa fica entre Flamengo e Minas não apenas no aproveitamento de vitórias/derrotas, mas sim na pontuação.

neto3Com o W.O. confirmado (o primeiro da história do NBB), os rubro-negros têm 44 pontos na tabela e quatro jogos por fazer (todos em casa contra Mogi, São José, Rio Claro e Limeira). Se vencer todos fica no mínimo com a quarta colocação (brigando com Mogi pelo terceiro posto). Aos mineiros, que já merecem os parabéns pela ótima campanha até o momento, é vencer as duas partidas (Palmeiras e Pinheiros) e torcer para quatro derrotas do atual campeão do NBB para ficar com a quarta posição.

Aqui, por fim, vale um alerta. Como Bauru ao que tudo indica deve ficar em primeiro, Flamengo em quarto (algo possível) significa que os dois elencos mais fortes do país podem se cruzar na semifinal (antes da grande decisão portanto).

jamaal13) Playoffs -> Paulistano, Pinheiros, Franca, Brasília (em boa recuperação), Palmeiras e São José já estão garantidos e brigam apenas por melhores posições. Basquete Cearense, Uberlândia e Macaé lutam, portanto, pela 12ª e última vaga nos playoffs. Vamos aos cenários:

a) Com 9-17, o Macaé, do ótimo Jamaal (foto à esquerda) depende só de si. Faz quatro partidas em casa (São José, Mogi, Limeira e Rio Claro) e precisa apenas de um triunfo (algo bem possível)
b) Com 8-20, o Basquete Cearense precisa torcer contra Macaé e vencer as duas partidas que lhe restam (Paulistano e Liga Sorocabana fora) e torcer para os macaenses perderem seus quatro duelos.
c) Uberlândia tem os mesmos 8-20 dos cearenses, mas desvantagem no confronto direto. Precisam de um milagre ao vencer Pinheiros e Palmeiras em casa e uma combinação de resultados (e derrotas) de Basquete Cearense e Macaé.

rinaldo14) Rebaixamento -> Um time cai para a Liga Ouro (segunda divisão) nesta edição do NBB. Com 6-22, a Liga Sorocabana, time de Rinaldo Rodrigues (foto à direita), tem Brasília e Basquete Cearense em casa. Precisa vencer os dois jogos e torcer para Rio Claro (7-21) perder seus dois duelos (Flamengo e Macaé no Rio de Janeiro).

O que será que vai acontecer? Bauru termina mesmo como líder? Flamengo fica fora do G-4? Rio Claro ou Liga Sorocabana será rebaixado? Comente aí!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.