Topo

Bala na Cesta

A volta por cima do Spurs - texanos voltam a ser candidatos ao título?

Fábio Balassiano

24/03/2015 03h54

pop2No dia 4 de março eu escrevi aqui (talvez precipitadamente) que o San Antonio Spurs não ganharia o bicampeonato da NBA nesta temporada. Ponderei que o desempenho da equipe estava muito abaixo do padrão Pop de qualidade, que as 50 vitórias de sempre estavam sob perigo e que principalmente o poderio defensivo estava abaixo da crítica. Na época os texanos estavam com 36-23, encastelados na sétima posição do Oeste e aparentemente sem muito poder de fogo para reagir.

duncan1E aí o que aconteceu do começo do mês pra cá? Obviamente para colocar o blogueiro como um maluco de primeira o San Antonio começou a ganhar sem parar. Os 36-23 se transformaram em 44-25, o sétimo lugar virou quinto e olhar para o mando de quadra passou a ser totalmente possível, viável. Ou seja: em menos de 20 dias os Spurs venceram oito de seus dez jogos, se colocaram em boa posição no Oeste e aquele basquete primoroso que conhecemos voltou a ser visto. Até conseguir as 50 vitórias ficou plausível (basta vencer seis dos últimos 13 duelos da fase regular). No domingo, diante do Atlanta Hawks, então, foi uma exibição acima da média. Os 114-95 fora de casa contra o melhor time do Leste dão bem o tom da qualidade apresentada.

kawhi1Boa parte deste sucesso atende pelo nome de Kawhi Leonard (foto à direita). MVP das finais da temporada passada, o excepcional ala se machucou no começo do campeonato, voltou em fevereiro e agora em março está jogando um basquete de altíssimo nível. Forte na defesa, ele tem força para ainda conseguir pontuar com facilidade e sem forçar arremessos. Seus números são assombrosos nas dez partidas do mês: 19,8 pontos, 54% de aproveitamento nos arremessos (40% de fora), 7,1 rebotes, três roubos e 2,6 assistências. Prova que sua agressividade é necessária aos Spurs é o volume de lances-livres que ele traz a equipe quando bate pra dentro. Só neste mês ele foi a linha fatal 47 vezes, mais do que o dobro da média da temporada passada (1,9 por noite). Com ele, não resta a menor dúvida que os texanos são um time muito mais forte em termos físicos, em agressividade ofensiva e em fluência no ataque.

tiago1Muita gente ainda torce o nariz para a evolução do time de Popovich pelo fato de os adversários destas 10 últimas partidas de fato não serem tão fortes assim. Das franquias batidas pelo Spurs, apenas Atlanta e Cleveland (uma vitória e outra derrota) têm campanha positiva. E por isso esta semana é muito importante para ver exatamente em que patamar o San Antonio, agora com Tiago Splitter (foto à esquerda) de vez como titular e jogando muito bem (23 pontos e 8 rebotes contra o Atlanta), entrará nos playoffs. Hoje e sexta-feira há o Dallas Mavericks. Na quarta-feira, o Oklahoma de Russell Westbrook. No domingo, o Memphis. Na próxima terça-feira (31/3), o Miami com Dwyane Wade voltando a jogar como Dwyane Wade.

tp9Ainda mantenho a posição que o San Antonio Spurs não ganha o Oeste e consequentemente o título da NBA nesta temporada. É arriscado, mas vejo o Golden State, Memphis e Houston um pouco acima. De todo modo, hoje em dia não dá mais para descartar a turma de Gregg Popovich. Daqui a uma semana, depois dessa turnê que inclui Dallas, Memphis, OKC e Miami pode ser que eles estejam com mando de quadra e ainda mais credenciados ao título da conferência.

O que será que vai acontecer? Comente aí!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.