Topo

Bala na Cesta

Mesmo com reforços, Dallas despenca no Oeste - o que acontece com os Mavs?

Fábio Balassiano

23/03/2015 13h15

rondo1No final do ano passado escrevi aqui que o Dallas se tornava ainda mais candidato ao título ao Oeste na troca que levou Rajon Rondo ao time texano. Já era um elenco forte, com Dirk Nowitzki, Chandler Parsons, Tyson Chandler e Monta Ellis, e que se tornaria ainda mais perigoso com o ex-armador do Boston comandando as ações e reforçando a defesa de perímetro dos Mavs. Isso tudo, claro, era a teoria.

Três meses se passaram desde a estreia no dia 20 de dezembro de 2014 contra o San Antonio Spurs,e o que acontece no Dallas Mavericks não é nada tão animador assim. Os 20-8 (71%) da fase pré-Rondo se transformaram em 44-27 (61%), o que em uma conta simples mostra que a campanha com o cara está em não mais que razoáveis 24-19 (55%). Não sei se dá para fazer isso, mas com este percentual de 55% os Mavs estariam fora até da zona de playoff no Oeste (o Oklahoma, o oitavo, tem 40-30, ou 58% de aproveitamento). Antes entre as quatro primeiras da conferência, a turma de Mark Cuban despencou e está na sétima colocação (dois jogos atrás do Spurs e apenas três na frente do Thunder).

rick1Não era tão ingênuo de imaginar que logo que chegasse Rondo entenderia as coisas e faria do Dallas um time ainda melhor da noite para o dia. Óbvio que haveria uma fase de adaptação, que um tempo de ajustes seria necessário, mas creio que três meses já seja um bom tempo – e com performances não muito satisfatórias para um time que tem cinco titulares de ótimo nível técnico (Rondo, Ellis, Parsons, Dirk e Chandler). Ao que parece, o gênio indomável do camisa 9 é que fala muito sobre a queda de rendimento da equipe que também recebeu Amare Stoudemire recentemente para melhorar o banco de reservas.

rondo3Rondo reclamou de Rick Carlisle, o técnico (ambos na foto à esquerda), publicamente na primeira semana quando foi colocado no banco em um quarto período. Duas semanas depois mandou o treinador pra bem longe quando Carlisle chamou uma jogada na linha lateral que não o agradou. Quem acompanha o dia a dia da equipe conta que não há clima algum entre os dois – e que isso obviamente afeta a todos.

rondo5Não é questão de colocar Rajon Rondo como o único grande culpado da história. Em esporte coletivo, quando isso acontece todos têm um pouco de culpa no cartório, sabemos bem. Mas quem conhecia a sua história deveria imaginar que um cara que teve problema com Doc Rivers, Paul Pierce, Kevin Garnett e até Ray Allen não viraria um santo da noite para o dia – ainda mais com um dono de franquia que é conhecido por ser um dos caras mais verborrágicos da NBA.

O duro, no caso do Dallas, é que Rondo foi uma contratação durante a temporada e para fazer a equipe se tornar ainda mais perigosa nos playoffs. Não só os Mavs estão mais frágeis, como é impossível não imaginar quão mais preparados eles estariam caso a formação do começo do campeonato fosse mantida.

Rick CarlisleAgora é tarde e Rick Carlisle, o técnico, terá que lidar com isso da melhor maneira possível. Tirar Rondo de quadra pode ser ainda mais perturbador para o ambiente. Sendo o armador agente-livre ao final da temporada, o melhor a se fazer, aparentemente, é tratá-lo com muita calma pois o objetivo final ainda não está perdido.

Toronto Raptors v Dallas MavericksSe o objetivo ao trazê-lo era colocar o Dallas em condição de brigar pelo título da NBA, que os Mavs usem Rajon Rondo da maneira que ele gosta de ser usado – como o condutor do ataque, como o grande artífice do sistema ofensivo e como o cara que fica com a bola em suas mãos pela maior parte do tempo. É o melhor para um técnico que sempre gostou de movimentação de bola, de fluência no ataque? Não. Mas o Dallas tem Rondo na armação e eu acho muito difícil de eles terem sucesso com o camisa 9 em quadra de outra maneira.

Concorda comigo? Já dá para descartar o Dallas? O que aconteceu com os Mavs de uma hora para outra? Comente aí!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.