Topo

Bala na Cesta

O tamanho da façanha do Basquete Cearense, campeão invicto da LDB

Fábio Balassiano

11/03/2015 11h45

cearense4

Terminou ontem a quarta edição da Liga de Desenvolvimento de basquete, maior campeonato de base deste país. Organizada pela Liga Nacional, a LDB (Sub-22) viu, no ginásio Paulo Sarasate em Fortaleza, um campeão inédito. Campeão inédito e invicto (28-0).

cearense1O local Basquete Cearense suou sangue, não jogou bem, ficou atrás em boa parte do duelo, mas encontrou saídas para derrotar o Flamengo por 63-58 para conquistar o primeiro título de sua recente história. Na partida do bronze, Limeira bateu o Pinheiros por 70-60. Além do troféu da LDB, o Basquete Cearense quebra uma série de conquistas do eixo Capital-SP-RJ em todas as competições organizadas pela Liga Nacional. Entre NBB, Liga Ouro e LDB, apenas Brasília, Flamengo, Bauru e Rio Claro haviam ganho troféu.

davi1Este é o tamanho do feito de Espiga, o técnico, Alberto Bial, o artífice do projeto cearense, Davi Rossetto (MVP, armador, cestinha da final com 29 pontos e líder da equipe em quadra – na foto à direita) e demais atletas da equipe. Sem dúvida uma façanha e tanto, não?

Sempre digo que na base o menos importante é o título, o troféu, a conquista em si. O que vale mesmo é formar a molecada. O trajeto, nesta fase, vale muito mais do que a chegada, e isso precisa estar sempre em mente de quem faz parte da LDB (talvez valha uma grande reflexão sobre como algumas equipes têm disputado a competição, mas aí é tema para outro texto).

cearense3Mas neste caso precisamos entender o que o título da LDB representa para o basquete do país, para o projeto local e para o esporte da região, que ganhou um troféu nacional relevante depois de muito tempo.

É uma conquista para um projeto novo (3 anos) e que perdeu um patrocinador forte recentemente (a Sky), para dois caras que lutam bravamente para manter a chama acesa do basquete por lá (Bial e Espiga – este na foto abaixo à direita) e para uma região quase sempre esquecida na maioria das modalidades do país.

espiga1Normalmente títulos valem muito pouco na base (quase sempre na verdade). Este, do Basquete Cearense, vale. E vale muito pelo símbolo do que ele representa para a modalidade, para a própria Liga Nacional (que tem a chance de ver um polo importante crescer ainda mais), para os personagens e para a região.

Parabéns a todos do Basquete Cearense! Troféu mais do que merecido.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.