Topo

Bala na Cesta

Como aconteceu na NBA, a troca de guarda no Jogo das Estrelas do NBB

Fábio Balassiano

03/03/2015 01h18

leo2Escrevi há pouco mais de um mês sobre a troca de guarda que aconteceria no All-Star Game da NBA (aqui o link). Jogadores como Kobe Bryant, Tim Duncan e Dirk Nowitzki passam as chaves da liga norte-americana para James Harden, Russell Westbrook (o MVP do All-Star aliás), Anthony Davis, John Wall, entre outros. É algo natural e que sempre acontece por lá, aliás.

E o mesmo acontecerá também no Jogo das Estrelas do NBB do próximo sábado no Pedrocão, em Franca. Pela primeira vez o Jogo das Estrelas não verá, por exemplo, os veteranos Marcelinho Machado e Guilherme Giovannoni, protagonistas de Flamengo e Brasília nas seis finais de NBB que já houve e que foram a Copa do Mundo da Espanha no grupo de Rubén Magnano em 2014.

coelho1Entre os 12 do NBB Brasil para o Jogo das Estrelas deste sábado dois têm menos de 21 anos: o armador Henrique Coelho (foto à esquerda), que faz excepcional NBB pelo surpreendente time do Minas, e o ótimo ala-pivô Lucas Mariano, que brilha pelo time francano de Lula Ferreira. Ambos estrearão no evento.

Além deles, Leo Meindl, ala-armador de Franca que completará 22 anos ainda em março, está entre os convocados. Aos 23, Ricardo Fischer (à direita), titular do fortíssimo Bauru, também vai integrar o elenco brasileiro. Os dois estiveram no Jogo das Estrelas de 2014, aliás.

fischerOs quatro (1/3 do elenco, portanto), jovens e talentosos pra caramba, têm tido bom tempo de quadra, ótimo desempenho por suas equipes e representam muito bem o excelente trabalho que a Liga Nacional tem feito por aqui há sete temporadas (todos eles passaram pela Liga de Desenvolvimento e isso merece ser lembrado).

Pode ser, tal qual acontece na NBA, que a velha guarda do NBB ainda domine o cenário brasileiro em termos de título por muito tempo (e nomes por aqui quase sempre só ficam marcados com conquistas, com títulos mesmo). Mas é bacana notar que uma molecada muito talentosa surgiu por aqui e já é reconhecida com uma (justa) convocação para o Jogo das Estrelas.

Que o NBB continue investindo nesses garotos, e que a porta da seleção brasileira esteja aberta para essa garotada que está surgindo. Em muito pouco tempo serão eles os responsáveis por manter o país entre os melhores do mundo em competições como Mundial e Olimpíada.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.