Topo

Bala na Cesta

Depois de Bauru, Flamengo se classifica ao Final Four da Liga das Américas

Fábio Balassiano

01/03/2015 10h17

jeffOs dois melhores elencos do Brasil estão no Final Four da Liga das Américas. Na semana passada Bauru foi ao México, bateu Pioneros (vice-líder do grupo), Regatas Corrientes (Argentina) e São José para terminar na primeira colocação de seu grupo e manter a invencibilidade na competição.

O que pega para os bauruenses é que Jefferson Willian, um dos melhores jogadores do time, rompeu o tendão depois disso, em jogo do NBB, e está fora da temporada. O elenco é forte, Guerrinha certamente tentará lidar com isso da melhor maneira, mas o ala, com ótimo arremesso e boa visão de jogo, fará muita falta ao grupo.

markNeste fim de semana foi a vez de o Flamengo se classificar. Jogando em Mar del Plata os comandados de José Neto venceram o Halcones, do México, na sexta-feira por fáceis 92-62. Ontem à noite foi a vez de enfrentar o Trotamundos, da Venezuela. E novo triunfo com ótima margem de diferença veio (105-70). Como o Peñarol, o dono da casa, venceu os mesmos adversários, as duas equipes (Fla e o argentino Peñarol) estão classificados, restando apenas a decisão do primeiro lugar da chave no duelo de hoje (21h15, com Sportv). Quem vencer enfrenta o Pioneros. Quem perder, o Bauru.

laproImpressionou-me demais no Flamengo não a capacidade de seu ataque comandado pelo ótimo Nicolas Laprovittola (voltou a jogar muito bem!), mas a agressividade defensiva aplicada pelo time de Neto nas duas partidas. Benite jogou muito bem. Olivinha também. E a consistência na marcação tão desejada pela equipe voltou a aparecer. A equipe esteve focada e atropelou seus dois adversários.

Agora começa uma nova, e interessante, disputa nos bastidores. Os quatro times desejam sediar o Final Four da Liga das Américas (14 e 15 de março). Todos eles sabem que o fator casa é fundamental para vencer o mais importante torneio do continente – tiro curto, apoio da torcida, ginásio conhecido etc. . A decisão da FIBA Américas sairá nos próximos dias.

guerraEntão é isso. Teremos Flamengo, Bauru, Peñarol (Argentina) e Pioneros de Quintana (México) no Final Four da Liga das Américas. Ao Brasil, vale a manutenção da hegemonia do continente, pois as últimas duas competições foram vencidas por Pinheiros (2013) e o próprio rubro-negro (2014).

Aqui mais três dados interessantes: Brasil e Argentina têm 3 títulos cada na Liga das Américas; Nunca um país venceu o torneio por três anos consecutivos; E sempre houve uma equipe brasileira desde que o Mundial de Clubes voltou a ser disputado (Pinheiros x Olympiacos em 2013 e Flamengo x Maccabi Tel-Aviv em 2014).

Está aí a missão de Flamengo e Bauru. Ganhar a Liga das Américas para manter o país no topo do continente por mais um ano e consequentemente jogar o Mundial de Clubes no começo da próxima temporada. Sorte às duas equipes.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.