Topo

Bala na Cesta

Tiago Splitter fala do Spurs, NBB, Tim Duncan e muito mais - confira!

Fábio Balassiano

21/02/2015 02h25

* O Blogueiro viajou a convite do Canal Space

tiagoNo domingo passado Tiago Splitter esteve no Baruch College, em Nova Iorque, para acompanhar o Basquete sem Fronteiras, evento da NBA que reúne jogadores do mundo todo (estiveram, pelo Brasil, Yuri e Guilherme, ambos de Bauru e com Tiago na foto).

Depois do treino o pivô do Spurs falou com TODA imprensa (não teve exclusiva com ninguém), e do Brasil estavam o UOL, NBA Brasil e Lance! . Coloco abaixo os principais trechos falados por Tiago. Vale a pena ler.

splitter2A TEMPORADA DO SPURS
Não começamos do jeito que queríamos. Muita gente se machucou, eu, Parker, Leonard. Mas agora voltamos a ter o nosso ritmo. Será muito importante essa fase com os jogos fora de casa, o Rodeo Trip, onde a gente sempre faz a diferença. Estamos em sétimo, empatados com o quinto e vamos ver onde até onde a gente chega. Estamos sofrendo comparado a outros anos, quando estávamos lá em cima, mas o Oeste é muito forte.

O BASQUETE SEM FRONTEIRAS
Eu gostaria de ter tido essa oportunidade, como o Bruno Cabloco teve anos atrás. Todos esses garotos podem aproveitar, a NBA está cada vez mais internacional. Olha o nosso time. Há oito, nove estrangeiros. Eles realmente querem fazer esse jogo ficar global, deixar de ser um campeonato americano.

nbb_nba1ESTRUTURA DE BASQUETE NO BRASIL
Os jogadores continuam aparecendo. Não por causa de uma ótima organização. E isso é um problema. A NBA está ajudando a Liga, fez um acordo recente. Há mais jogos na televisão, quase todo dia há. Quanto mais gente vendo basquete, melhor. Gostaria de ter o basquete na televisão aberta, seria melhor, mas ainda está crescendo e espero que no futuro o Brasil seja uma grande país do basquete.

nbb1CRESCIMENTO DA LIGA NACIONAL DE BASQUETE
Vejo mais organização, com certeza. Na minha época, quando você era juvenil e não era adulto, estava fora. Agora já tem uma liga de desenvolvimento para esse garotos, há mais investimentos do que tinham na minha época. A diferença é grande, é muito melhor. Quando eu era novo a Liga era decente, de repente ficou uma merda, depois cresceu de novo. Sabemos que há coisas para melhorar, mas está no caminho certo. A liga sendo privada (independente) é um acerto.

pedrocao1EDUCAÇÃO ESPORTIVA NO BRASIL
Falamos de confederação, sei que vocês gostam de pegar na Confederação, mas para mim é uma coisa de escola. De Ministério da Educação e Esporte. Se a gente não por o basquete na escola, não teremos quantidade. Você vai ter uns 20 meninos nos clubes, beleza, mas precisamos de muito mais. E isso teremos com o basquete nas escolas. Falamos do ministério, é uma coisa política mesmo.

curryA TEMPORADA DO WARRIORS
Não sabemos quão bem o Warriors vai continuar nessa segunda parte da temporada, é difícil falar quanto tempo eles vão ficar nessa pegada que eles estão, mas me impressionam o acerto e a regularidade do Stephen Curry e Klay Thompson. Já sabíamos da capacidade deles, tiveram outras boas temporadas, mas a regularidade neste ano impressiona.

O 'PRESENTE' CHAMADO OKLAHOMA NA OITAVA POSIÇÃO
O Thunder é uma possibilidade de ficar em oitavo mesmo, acontece. Já tivemos a experiência de sermos o primeiro e perdemos para um oitavo, que era o Memphis, e realmente não é nada legal. Mas como eu falei, o Oeste está uma coisa de louco, todo mundo tem chance.

Tim Duncan, Tiago SplitterTIM DUNCAN
Enquanto ele se sentir capaz de ganhar, de ser produtivo para o time, ele vai jogar. Ele falou que quando não se sentir produtivo, ele vai levantar da quadra e ir embora para casa. Não sei se ele vai fazer isso, mas eu vejo ele treinar, vejo como ele é, sei que ele tem basquete e é realmente impressionante. Demos parabéns a ele pelo All-Star, sua convocação, e ele reagiu como sempre. Balançou a cabeça e foi isso (risos).

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.