Topo

Bala na Cesta

Limeira vence outra, se mantém na liderança e dá nova prova de força no NBB

Fábio Balassiano

22/01/2015 08h34

deryk1Limeira tinha um jogo importante pelo NBB ontem à noite em São Paulo. Enfrentaria o Pinheiros, único time que derrotou no campeonato, não teria o lesionado Nezinho e novo revés diante dos comandados de Marcel colocaria a campanha em pé de igualdade com Bauru, que tem 14-2 e 11 vitórias seguidas.

Por isso os 73-61 de Limeira ontem são significativos. Não só pela vitória, mas como ela foi conquistada e pelo que ela representou (foi o primeiro jogo de uma série de seis, entre sete, fora de casa inclusive).

A defesa, para mim a mais impressionante deste NBB (e falei disso aqui há alguns dias), levou poucos pontos de novo e forçou o rival empacar na linha dos 3 pontos (4/23). Além disso, sem seu armador titular (Nezinho) o técnico Dedé colocou o jovem Deryk Ramos (foto à esquerda) para liderar o ataque. E o menino não decepcionou. Fez 15 pontos, deu 4 assistências e saiu-se muito bem diante da pressão na bola dos armadores pinheirenses. Outro que foi bem foi o excepcional David Jackson (15 pontos – na foto à direita).

david1Limeira, então, segue como melhor time do NBB (16-1), coloca-se cada vez mais entre os melhores times da competição e traz uma qualidade defensiva impressionante para os padrões brasileiros. Esta qualidade é que fará os comandados de Dedé brigarem não só para passar de fase pela primeira vez nos playoffs, mas quem sabe até pelo título.

Costumo dizer que um pouco de organização e outra dose de boa defesa trazem resultados acima do esperado e muito rápido aqui no Brasil (vide o Paulistano ano passado). E é por isso que os limeirenses lideram o NBB até o momento.

dede1Ter vencido o fortíssimo Flamengo há duas semanas relegando o ataque rival a 73 pontos foi uma prova de força. Ter batido o único rival que o derrotou (o Pinheiros) sem seu armador titular (e fora de casa), outra. A maior delas, porém, atende pelo número de 74,4. São os pontos sofridos por noite (segunda melhor marca do NBB nesta temporada).

Sustentando este ótimo número Limeira pode sonhar em ir longe neste NBB. Mais provas de força virão.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.